Início São José dos Campos São José dos Campos registra a menor taxa de mortes no trânsito...

São José dos Campos registra a menor taxa de mortes no trânsito nos últimos 10 anos

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

São José dos Campos encerrou 2019 com a menor taxa de mortalidade no trânsito nos últimos 10 anos, com 5,54 mortes por acidentes para cada 100.000 habitantes. No balanço, são considerados os dados do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito, divulgados nesta segunda-feira (20) e a quantidade populacional do município, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

A taxa de mortalidade no trânsito de referência é de 9,26, índice registrado na cidade em 2009, quando foi lançada a Década de Ações da Segurança Viária, que teve o objetivo de reduzir em 50% as mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes. Com a taxa registrada em 2019 (5,54), a cidade reduziu em 40% a taxa de mortalidade no trânsito.

De acordo com o Infosiga, em 2019 a cidade registrou 40 mortes no trânsito, contra 47 no acumulado de 2018, o que representa uma redução de 15% entre os anos. O balanço corresponde aos acidentes de trânsito nas vias urbanas, sob jurisdição municipal.

Na comparação com o mesmo período de 2016 a redução é ainda maior. Nos doze meses daquele ano foram 65 mortes registradas no trânsito da cidade, o que representa uma redução de 38% na comparação com 2019.
Os dados desta segunda-feira coroam uma série de ações da atual Administração Municipal, que acredita e tem priorizado a conscientização e educação para tornar o trânsito joseense cada vez mais seguro.

Por esse motivo, a Prefeitura está investindo em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Outras ações

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria como, por exemplo, blitze da Lei Seca e em bares da cidade.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.

Qualidade no sistema viário

Uma pesquisa feita pela Indsat, instituto que analisa indicadores de satisfação dos serviços públicos, e divulgada na terça-feira (14), mostrou que São José tem mantido a qualidade do trânsito, transporte público e do asfalto do município, liderando os segmentos entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

A atual Administração tem investido em infraestrutura, com a execução de importantes obras viárias, e na manutenção da malha, por exemplo, com o Programa Asfalto Novo. Em paralelo, e para que tudo isso ocorra sem prejudicar o trânsito, a Prefeitura realiza diariamente operações com os agentes da mobilidade para dar fluidez no tráfego.

Publicidade