Início Variedades Dicas Essenciais De Como Usar Seu Liquidificador Sem Erros

Dicas Essenciais De Como Usar Seu Liquidificador Sem Erros

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Pode parecer inacreditável, mas tem muitas pessoas que não sabem usar o liquidificador.

Você acha que usar o liquidificador é só colocar todos os ingredientes, de uma vez e ligar o equipamento? Pois pense melhor! Há várias dicas para você usar o seu liquidificador, sem errar e vamos dar todas pra você. Confira!

1 – A Ordem Dos Fatores Altera O Resultado

Você já olhou alguma receita na qual se dizia: “primeiro bata os ingredientes líquidos e só depois acrescente os secos”?

Se você achou isso uma grande besteira e foi colocando os ingredientes sem nenhuma ordem ou lógica, já cometeu seu primeiro erro aí.

Quando você põe todos os ingredientes líquidos primeiro e só depois acrescenta os ingredientes em pó, os ingredientes líquidos vão criando um vórtex central, puxando os ingredientes em pó e com isso, a lâmina não trava.

2 – Líquidos Quentes Só Com Jarra de Vidro

Se seu liquidificador não tem jarra de vidro, melhor ficar longe da ideia de bater líquidos quentes.

Isso porque jarras de plástico, quando submetidas a altas temperaturas, podem não resistir e trincarem.

Se você for colocar um líquido quente na jarra de vidro, lembre-se sempre de manter aquele buraco da tampa aberto, para que o vapor escape e não cause nenhum acidente.

Afinal, se você colocar um líquido quente, tampado, o vapor não terá por onde dissipar e na hora que você for bater, poderá acabar tendo um acidente sério (sabe aqueles memes de jarra de liquidificador explodindo?), até uma queimadura, se você estiver perto.

Portanto, preste atenção e tome sempre esse cuidado de deixar o buraco da tampa aberto para que o vapor tenha por onde dissipar.

3 – A Lâmina Travou! E Agora?

Se a lâmina travou, você pode tentar soltá-la apenas apertando o botão “Pulsar” ou “Limpeza”, conforme vem em alguns modelos.

O objetivo desse botão é impulsionar o alimento para cima, portanto se a lâmina travou, ao apertar esse botão, o alimento será automaticamente jogado para cima dentro da jarra e a lâmina provavelmente destravará.

Lembre-se de nunca colocar uma colher com o liquidificador ligado, na tentativa de “destravar a lâmina”. Colocar uma colher no liquidificador não é uma boa ideia, pois você pode acabar riscando a lâmina.

Evite sempre colocar uma colher, até mesmo se a vontade for enorme com o objetivo de “facilitar” para o liquidificador. Se você seguir a ordem dos ingredientes e estiver com o equipamento certo, apenas pressionando o botão “Pulsar”, a lâmina destravará.

4 – Quero triturar o alimento

Mais uma vez, o botão “Pulsar” é extremamente útil. Basta apertá-lo várias vezes e observar o alimento sendo triturado.

Essa é uma função que poucas pessoas sabem e muitas vezes, acabam ligando o liquidificador de maneira tradicional para triturar um alimento, o que não acaba acontecendo, pois o alimento acaba sendo “batido”, ganhando uma consistência pastosa, bem diferente do que se queria. Lembrando que essa função de triturar você só encontra nos melhores liquidificadores.

5 – Limpeza Do Liquidificador

O liquidificador pode parecer um eletrodoméstico difícil de ser limpo. Mas uma dica facilita muito esse processo.
Adicione água na jarra, algumas gotas de detergente e pressione o botão “Pulsar”.

Sim, de novo, o botão “Pulsar” apresenta mais uma função. Com isso, a água e o detergente já farão a limpeza necessária, sem você precisar ter muito trabalho com isso.

Depois é só verificar se não ficou nenhuma massa grudada (para repetir o processo), enxaguar bem e colocar as partes para secar.

Lembre-se de quando for enxaguar a jarra do liquidificador, é importante desmontá-la, retirando a lâmina e o anel de vedação. Isso porque essa é uma região que pode acumular muitos detritos e sujeira. Portanto, é importante sempre mantê-las limpas e secas.

Publicidade