Início São José dos Campos Guarda Civil Municipal de São José dos Campos tem novo comandante

Guarda Civil Municipal de São José dos Campos tem novo comandante

(Foto: divulgação/PMSJC)
Publicidade

Funcionário de carreira da Prefeitura de São José dos Campos há 32 anos, o inspetor Elvis de Jesus, 53 anos, assumiu o comando da Guarda Civil Municipal.

Ele substituirá Devair Pietraroia da Silva, secretário de Proteção ao Cidadão que estava à frente da corporação desde janeiro de 2017, no início da atual Administração. Desde julho, Devair estava acumulando as duas funções.

Natural de Caraguatatuba, Elvis é tecnólogo em Serviços Jurídicos e pós-graduado em Direito Administrativo. Possui certificação de 1.547 horas em cursos ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e extensão em Psicologia da Educação e do Aprendizado.

Da primeira turma da GCM de São José, quando a corporação foi criada em 1988, nestes 32 anos, atuou nas áreas de operações, materiais, comunicações e ensino em todas as regiões de São José.

(Foto: divulgação/PMSJC)

Missão da GCM

A Guarda Civil Municipal conta atualmente com um efetivo de 336 homens e mulheres.

Mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.

As equipes realizam patrulhamentos e atividades de preservação de bens, serviços e instalações públicas.

Modernização

Desde o início da atual Administração, a corporação passou por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura.

Foram incorporados 100 novos agentes e adquiridos novos fardamentos, armas, coletes à prova de balas, veículos, motos e tablets para aprimoramento do serviço prestado diariamente à população.

Um dos diferenciais é a frota, a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. Em apenas um ano, o novo modelo gerou economia de R$ 850 mil aos cofres públicos.

Todas estas ações integram o programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 e que reúne todas as forças de segurança do município com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido mês a mês de acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Publicidade