Início São José dos Campos São José dos Campos inova no país com serviço de carros elétricos...

São José dos Campos inova no país com serviço de carros elétricos compartilhados

(Foto: divulgação/PMSJC)
Publicidade

São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a disponibilizar o serviço de carros elétricos compartilhados em vias públicas com sistema dockless (sem estações). Na última sexta-feira (29), foi publicada a portaria que credencia a empresa Beepbeep, que será a primeira empresa a prestar o serviço no município.

Nos próximos dias, a empresa apresentará o plano de trabalho para o município, que passará por aprovação na Secretaria de Mobilidade Urbana. O plano deverá conter, por exemplo, a área de abrangência, quantidade de equipamentos e valor do serviço, definido de acordo com a política de preços da empresa.

A previsão é que o serviço seja iniciado em São José na primeira quinzena de dezembro. No país, apenas em Fortaleza existe o serviço de compartilhamento de carros elétricos em vias públicas, no entanto, os veículos possuem estações definidas de estacionamento.

Outras cidades do país, como a capital paulista, por exemplo, também possuem o serviço, porém ele está disponível apenas para deslocamentos entre estacionamentos privados como shoppings e grandes empreendimentos.

Por meio do sistema dockless (que não utiliza estações de travamento), os usuários poderão usar os carros elétricos compartilhados por toda a cidade e devolvê-los em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

São José inovadora e sustentável

A inovação e o compartilhamento de recursos são alguns dos eixos da atual Administração, que têm procurado dar mais segurança à população nas vias públicas e opções sustentáveis de deslocamento.

Atualmente, o município conta com os serviços de modos ativos de deslocamento, bicicletas e patinetes compartilhados nas regiões centro, sul, norte e oeste, além dos aplicativos de transporte, como Uber e 99.

A Prefeitura também tem investido em infraestrutura, com o aumento da malha cicloviária. No início de 2017, a cidade possuía 79 quilômetros e atualmente são 96 quilômetros, distribuídos em todas as regiões de São José. O objetivo é que, em 2020, o município chegue a 157 quilômetros.

São José possui a maior frota elétrica de segurança pública do Ocidente, com mais de 30 carros elétricos utilizados pela Guarda Civil Municipal, além de estar efetuando a substituição de todas as lâmpadas de iluminação pública por leds de baixo consumo energético.

Publicidade