O Boletim de Balneabilidade da CETESB atestou após coleta de amostra, que as águas do Rio Piracuama estão classificadas como apropriadas para banho. As análises são realizadas semanalmente e a última foi colhida em 14 de novembro próximo à Estação Centenária do Piracuama.
Quanto às águas do Ribeirão Grande a CETESB apurou que a qualidade da água ainda não está classificada como apropriada. A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Meio Ambiente, prossegue com trabalho de monitoramento e conscientização junto à comunidade local.
“A variação realmente ocorre, conforme os últimos apontamentos. Ora está imprópria e outras ocasiões pode ser classificada como própria. Importante a comunidade dessa região bem como os turistas que tomam banho nestes locais estarem conscientes da sua responsabilidade em deixar o local limpo e não poluir nossas águas”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.
Segunda ela, essa oscilação de resultado demonstra que os rios da nossa cidade ainda têm possibilidade de recuperar-se totalmente e que é possível manter as águas com qualidade de uso para banho.
A Prefeitura passará a disponibilizar em seu site a partir do próximo mês o relatório semanal da CETESB informando sobre a qualidade das águas dos rios Piracuama e Ribeirão Grande para acompanhamento da população.