Início Variedades “Além do Ar – Um musical inspirado em Santos Dumont” estreia nesta...

“Além do Ar – Um musical inspirado em Santos Dumont” estreia nesta semana em Campos do Jordão

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Espetáculo resgata trajetória do “pai da Aviação” com canções originais e ares de superprodução durante curtíssima temporada “Além do Ar – Um musical inspirado em Santos Dumont” estreia nesta semana em Campos do Jordão Espetáculo resgata trajetória do “pai da Aviação” com canções originais e ares de superprodução durante curtíssima temporada

Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a Fundação Lia Maria Aguiar estreia sua nova superprodução, o espetáculo “Além do Ar – Um musical inspirado em Santos Dumont”. A obra leva para o palco a trajetória do nomeado “pai da Aviação” em um musical com canções originais que enaltecem o pioneirismo brasileiro nessa fato revolucionário. Os ingressos já estão disponíveis no site Sympla e o musical realiza apresentações em curtíssima temporada até 01 de dezembro, no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

Em cena, além de todas as nuances que se pode esperar, muito da grandiosidade do espetáculo se traduz em números. Ao todo são 51 componentes no elenco, divididos entre 43 crianças e jovens do Núcleo de Teatro da Fundação e oito talentosos adultos convidados diretamente dos palcos de São Paulo, que vão contar a história daquele que marcou época e lançou moda, que desafiou a gravidade e encurtou distâncias, do homem criativo e sensivel que fez história dentro da história.

Apostando no requinte e nas mais importantes referências do período, o espetáculo, que decola na cidade serrana, uma região economicamente dependente da aviação e historicamente relacionada a ela, reúne mais de 150 profissionais envolvidos em diferentes áreas indispensáveis para a realização de uma grande produção.

Para encabeçar a trama, que não segue uma cronologia específica e tem contornos de metalinguagem, quatro nomes foram incumbidos da missão de dar vida ao homenageado e apresentar os altos e baixos de dentro de sua cabeça: os meninos Francisco Arruda e Raí Palma interpretam Santos em sua infância e juventude, enquanto André Torquato e Cássio Scapin vivem o mineiro em sua fase mais adulta e madura. O elenco traz ainda com Mira Haar, Felipe Carvalhido, Pedro Arrais, Dante Paccola, Thiago Claro França e Giselle Tigre.

Para que haja ainda mais conexão com o universo, a produção conta com a riqueza dos detalhes pensados por cada um dos criativos envolvidos, a exemplo dos 250 figurinos de época desenhados pelo premiado Fábio Namatame, e das mais de 30 perucas assinadas pelo visagista Claudinei Hidalgo. Tem ainda os cenários, criados por Chris Aizner e Nilton Aizner, que, entre estruturas de ferro e madeira, buscam criar um link direto com a mente criativa de Santos Dumont, sobretudo com as criações do engenheiro de pipas e protótipos, Ken Yamazato, um dos nomes recordistas do Guinness Book Brasil 98, responsável por dar vida, de forma manual e artesanal, a detalhes que compõem a cenografia, construídos com materiais como seda e bambu, também muito usados por Dumont.

Com direção de Keila Fuke e Thiago Gimenes, a dupla se divide em diversas outras funções. Enquanto Fuke assina também as coreografias e direção de movimento – indo do Ballet à Catira -, Gimenes é o responsável pela direção musical e pelas 14 músicas originais que compõem a trilha, dividindo a assinatura das letras com Fernanda Maia, autora do texto em que também colabora junto de Viviane Santos, coordenadora do Núcleo Teatral da instituição. A produção, que têm ainda o desenho de som de Tocko Michelazzo, é de Leonardo Faé e a produção de elenco de Fernanda Padilha.

Concurso Cultural estimula criatividade em escolas de Campos do Jordão

Além de entreter o público e promover o turismo na cidade, a realização do musical está diretamente ligada a uma ação educacional que também busca resgatar a memória de Santos Dumont junto às novas gerações, mostrando a relevância do inventor especialmente para a região do Vale do Paraíba. A Fundação Lia Maria Aguiar propôs um desafio às escolas municipais de Campos do Jordão: cada unidade deve criar um protótipo do 14-BIS, o famoso modelo que realizou um voo sobre o Campo Bagatelle, em Paris, há mais de 100 anos.

Das 14 escolas participantes, cinco modelos serão selecionados para serem expostos no Auditório Claudio Santoro durante a curta temporada do espetáculo. O júri será composto tanto por profissionais da Fundação quanto por dois membros da família de Santos Dumont, que vão avaliar a criatividade e originalidade dos projetos nesta quinta, 21, e eleger dentre os cinco, três grandes vencedores. Além do destaque, as instituições de ensino que melhor se desempenharem nos quesitos criatividade, contexto, originalidade e qualidade, serão agraciadas com benfeitorias e melhorias de infraestrutura através de diferentes quantias em dinheiro recebidas via edital.

Fomento da cultural local

“Além do Ar – Um Musical Inspirado em Santos Dumont” soma-se ao portfólio de musicais originais e bem sucedidos da Fundação, que já conta “A Princesinha” (2013), adaptação do clássico “Little Princess”, e “Uma Luz Cor de Luar” (2016), que durante sua passagem por São Paulo rendeu à instituição uma medalha Artur Azevedo no Prêmio Bibi Ferreira, o maior para o Teatro Musical no Brasil. O espetáculo sobre o patrono da Aviação faz parte da programação cultural de fim de ano da instituição, que leva também diversas atrações culturais exclusivas para Campos do Jordão com o propósito de envolver não somente a população local e das cidades vizinhas, como também despertar na juventude o gosto e sensibilidade pela Arte em suas diversas formas.

“O Núcleo de Teatro procura criar os espetáculos com enredos que além de encantar, inspirem o público. A Fundação embarcou na trajetória de Santos Dumont para valorizar o importante personagem brasileiro, mas principalmente para enfatizar a criatividade do inventor e mostrar de uma maneira emocionante, como é possível transformar a realidade acreditando em um sonho e usando a determinação para realizá-lo”, explica Luiz Goshima, Diretor da Fundação Lia Maria Aguiar.

Sinopse:

‘Além do Ar’ é um musical livremente inspirado na vida de Santos Dumont, não somente o inventor ousado e determinado, mas também o homem que teve dúvidas a respeito de suas invenções. Alberto, precocemente diagnosticado com esclerose múltipla, revisita sua história, através de lembranças não lineares que misturam-se na sua cabeça trazendo momentos alegres e difíceis, povoados pela presença de pessoas queridas como sua irmã Virgínia, que o ensinou a ler, e a grande amiga Yolanda Penteado. Além do Ar é uma viagem na mente um homem sem medo, que resgata dentro de si o menino sonhador que ama descobrir o mundo e suas possibilidades, lembrando-se da infância na fazenda de seu pai, seu grande ídolo e incentivador. O espetáculo também retrata o inventor na força de sua juventude, no auge da sua potência e inventividade, criador de seus dirigíveis e do aparelho voador mais pesado que o ar e que se tornou o rosto do século XX em Paris.

Ficha Técnica:

Realização – Fundação Lia Maria Aguiar
Texto – Fernanda Maia – com Colaboração de Thiago Gimenes e Viviane Santos
Letras – Thiago Gimenes e Fernanda Maia
Músicas – Thiago Gimenes
Direção – Thiago Gimenes e Keila Fuke
Direção Musical – Thiago Gimenes
Coreografias e Direção de Movimento – Keila Fuke
Coreografias Sapateado – Alessandra Dimitriou
Assistente Direção – Viviane Santos
Figurinos – Fabio Namatame
Sound Designer – Tocko Michelazzo
Cenografia – Chris Aizner e Nilton Aizner
Engenheiro de Pipas e Protótipos – Ken Yamazato
Iluminação – Rodrigo Alves (Salsicha)
Visagismo – Claudinei Hidalgo
Produção – Leonardo Faé
Assessoria de Imprensa – Grazy Pisacane | GPress Comunicação

Serviço:

Local: Auditório Claudio Santoro
Av. Dr. Luis Arrobas Martins – Campos do Jordão – SP
Temporada: 22 de novembro a 01 de dezembro
Sábados e Domingos 20h
Valor: R$10 (inteira) | R$5 (meia-entrada)
Capacidade: 814 lugares
Vendas: http://flma.org.br/evento/alem_do_ar ou na Sede da Fundação Lia Maria Aguiar localizada na Av. Dr. Victor Godinho, 455 Campos do Jordão – SP

Publicidade