Início Taubaté “Campanha Fique Sabendo 2019” reforça prevenção contra ISTs/Aids

“Campanha Fique Sabendo 2019” reforça prevenção contra ISTs/Aids

(Foto ilustrativa: divulgação/internet)
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Taubaté inicia na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, a “Campanha Fique Sabendo 2019”. A campanha segue até o dia 1 de dezembro e reforça os cuidados para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids.

Durante a campanha, a população vai receber informações e orientação sobre as doenças, além de poder realizar testes rápidos para detecção do vírus.

As atividades acontecem no Ambulatório Municipal de Infectologia (AMI), 40 unidades da Rede de Atenção Básica, Centro Pop, Consultório na Rua, Taubaté Shopping, Poupatempo, praça da Eletro, praça Santa Terezinha e Casa de apoio Mulher e vida.

Entre as ISTs, por exemplo, um dos principais focos de combate é a sífilis, cujo registro indica queda. Foram registrados de janeiro a outubro de 2018 um total de 310 casos de sífilis contra 248 registros no mesmo período de 2019.

Os casos de HIV/Aids também apresentaram expressiva redução. Foram 90 casos de janeiro a outubro de 2018 contra 46 registros no mesmo período deste ano.

Referência

Em Taubaté, o AMI é o serviço de referência para o atendimento de HIV/AIDS e outras ISTs, além de hanseníase, tuberculose e hepatites virais.

Os serviços ambulatoriais de saúde realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas portadoras do vírus HIV ou AIDS.

O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores e, atualmente, serviço odontológico, entre outros.

Algumas das atividades principais são: atendimentos às IST/Aids, cuidados de enfermagem, atendimento psicológico, fisioterapêutico, ginecológico, pediátrico, odontológico, terapia ocupacional, orientações farmacêuticas, controle e distribuição de TARV (antirretrovirais), realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculino/feminino e gel lubrificante).

O AMI fica na rua Vicente da Costa Braga, 51, Centro

Programação extra da “Campanha Fique Sabendo 2019”

Ações Extra Muro:
18/11 – Centro POP – Rua Vicente Santoro, s/nº – Areão – 8h às 11h30
22/11 – Praça da Eletro – Praça Monsenhor Silva Barros, s/nº Centro – 8h às 11h30
26/11 – Pça. Santa Terezinha – 8h às 11h30
28/11 – Taubaté Shopping – 14h às 21h
30/11 – Poupatempo – 9h as 12h

Publicidade