Início São José dos Campos Encontro de Maracatu reúne 300 batuqueiros de todo país em São José...

Encontro de Maracatu reúne 300 batuqueiros de todo país em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Cerca de 300 batuqueiros participam, neste final de semana, do EncontroS Maracatu de Baque Virado, com o grupo Nação Estrela Dalva, na Casa de Cultura Flávio Craveiro, na zona sul de São José dos Campos. O evento integra a abertura do Mês da Música, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Fccr).

Ao som de tambores, chocalhos e gonguês, o evento acontece a partir desta sexta (1º) a domingo (3) e propõe vivências com mestres, figuras da cultura popular pernambucana e batuqueiros de diversas localidades do país.

Em parcerias com movimentos de resistência negra, quilombolas e quilombos urbanos, o encontro busca interagir com as culturas de cada região. Esta edição tem como enfoque a participação e a luta da mulher dentro da cultura popular.

O Maracatu Nação, ou Maracatu de Baque Virado, representa uma dança e ritmo musical de cunho religioso, genuíno de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo de origem afro-brasileira. A proposta permite um contato maior com os valores da cultura, como a ancestralidade, unindo pessoas do mundo inteiro.

O encontro acontece desde 2002, passando por diversas cidades do Brasil. Foram 11 estados acolhidos pelo projeto itinerante, que leva rodas de conversa com Mestres e personalidades ligadas à cultura afro-brasileira, apresentações de Maracatu, oficinas e cortejos. As inscrições já foram encerradas, mas o evento será aberto ao público. Confira abaixo a programação completa.

Mês da Música

Até o dia 1º de dezembro, a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo promovem o Mês da Música em vários espaços de cultura, praças e parques da cidade. A programação, totalmente gratuita, contempla vários estilos, como ópera, erudita, popular, autoral, instrumental, caipira, rock psicodélico, samba e infantil para agradar a todos os públicos, da garotada aos estudiosos da arte. Tudo isso, além de festivais, feira sonora e ações formativas, como workshops, palestras, debates e bate-papos na área da produção musical.

Programação EncontroS Maracatu de Baque Virado

Dia 1º (sexta)

7h às 10h: Recepção dos inscritos

10h: Oficina de construção de instrumentos infantis, com Jamesson Florentino

14h: Oficina de adereços, com Zack Mesquita

16h: Oficina de dança, com Nefertiti Coutinho

20h: Samba Rural, com Os Angoleiros do Sertão

21h: Nilton Júnior e convidados, com Seu Côco de Toré

23h: Off EncontroS: Discotecagem, com a Dj Maah Fernandes

Dia 2 (sábado)

9h: Mesa 1 “A Mulher e o Maracatu”

15h: Apresentações de grupos de Maracatu

21h: Atração feminina surpresa

Dia 3 (domingo)

10h: Mesa 2 “A Mulher na Cultura Popular”

12h: Cortejo da Casa e Cultura Flávio Craveiro a Casa de Cultura Espaço Tim Lopes

16h: Jongo Mistura de Raças

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Avenida Lênin, 200 – Dom Pedro I

(12) 3966-1136

Publicidade