Início Esporte Laís Nunes é bronze no wrestling dos Jogos Mundiais Militares

Laís Nunes é bronze no wrestling dos Jogos Mundiais Militares

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A lutadora Laís Nunes, da equipe do São José Wrestling, conquistou na manhã desta quarta-feira (23) medalha de bronze na categoria até 62kg nos Jogos Mundiais Militares que estão sendo disputados em Wuhan, na China. Laís representa a Marinha Brasileira.

Para chegar à medalha, ela lutou três vezes, vencendo duas e perdendo uma. Na primeira luta, válida pelas quartas de final, derrotou a italiana Elena Esposito. Na semifinal, perdeu para Hyon Gyong Mon, da Coreia do Norte, e na disputa pela medalha de bronze, voltou a vencer, desta vez contra a ucraniana Olena Kremzer.

Foi a segunda medalha de Laís Nunes em campeonatos mundiais militares. No ano passado, em Moscou (Rússia), ela foi vice-campeã. Com o bronze na China, a brasileira repete o resultado obtido nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) e chega ao sexto pódio internacional nesta temporada.

Agora, Laís vai se dedicar à conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Sua próxima chance será no início de abril do ano que vem, na Seletiva Pan-Americana.

Sucesso

Este é o segundo resultado internacional de destaque de integrantes da equipe joseense de wrestling. No último dia 14, Kamila Barbosa ganhou medalha de ouro nos Beach Games, em Doha, capital do Catar, na categoria até 50kg.

Para chegar ao título, a brasileira começou ganhando três de suas quatro lutas, o que lhe garantiu classificação para a fase seguinte. Na semifinal, derrotou a romena Stefania Priceputu e, na final, garantiu o ouro superando a nigeriana Miesinnei Genesis.

Wrestling

O wrestling é uma modalidade esportiva de luta que reúne várias artes marciais. Há uma grande variedade de estilos –tradicionais e modernos– e formas de competição. O vencedor é aquele que força o adversário à desistência ou consegue deixá-lo imobilizado no tapete de um ringue, ou na areia, no caso do beach wrestling.

Historicamente, o wrestling foi introduzido no ano de 708 A.C., nas antigas Olimpíadas, criadas na Grécia. Em 1896, fez parte do programa da primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, realizada na cidade de Atenas, novamente na Grécia.

Os dois estilos de luta são utilizados até hoje: o greco-romano, onde os lutadores utilizam os braços e o tronco para defender e atacar, e o estilo livre, em que o lutador pode usar as pernas para atacar os oponentes abaixo da cintura.

O wrestling é uma das modalidades apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).

Publicidade