Início São José dos Campos Tecnologias, debates, demonstrações práticas, negócios e lançamentos: confira como será a 6ª...

Tecnologias, debates, demonstrações práticas, negócios e lançamentos: confira como será a 6ª RM Vale TI

Publicidade

Evento acontece de 22 a 24 de outubro, das 9h às 18h, no Parque Tecnológico São José dos Campos, com entrada gratuita

A 6ª RM Vale TI começa na próxima semana e terá uma extensa programação, voltada para apresentar as principais tecnologias que podem contribuir para a transformação digital de indústrias, comércios, gestão pública de cidades e agronegócios.

O evento, que acontece de 22 a 24 de outubro, das 9h às 18h, no Parque Tecnológico São José dos Campos (Av. Altino Bondensan, 500, Eugênio de Melo) possui entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do evento – www.rmvaleti.com.br.

Diariamente, haverá congresso com painéis temáticos, feira com os expositores apresentando novidades e lançamentos para o mercado, rodada de negócios, para uma conversa mais direta entre fornecedores e compradores, e demonstrações das tecnologias, para que os visitantes possam ver, na prática, a aplicação e os resultados.

Nesse sentido, o público poderá acompanhar de perto demonstrações do uso de drones no agronegócio, em smart cities e para inspeção de estruturas de aviões para aplicação na indústria aeronáutica. Os drones possuem radares, sensores ópticos e até sistemas de pulverização de plantações, e as demonstrações acontecerão diariamente na área externa do Parque Tecnológico.

Sustentabilidade também terá espaço na 6ª RM Vale TI, com a exibição de um carro e de um ônibus-escritório, que possuem, respectivamente, sistema de rastreabilidade e coleta de dados e um sistema elétrico alimentado por energia solar, o que o torna gerador de energia sustentável.

Confira abaixo algumas das novidades a serem apresentadas:

Indústria 4.0/ Varejo

Datainfo – especialista em Transformação Digital, com uma completa linha de produtos e serviços em Tecnologia da Informação. Com mais de 17 anos de atuação, conta com 450 profissionais distribuídos em diversos estados. Possui certificação ISO 9001 e CMMI nível 3. Atualmente, atende tanto órgãos públicos (ANS, INPE, Itamaraty) quanto empresas privadas (indústria, saúde, varejo e serviços). Na 6ª RM Vale TI a empresa apresentará os seguintes produtos: iERP composto por módulos integrados para atender a todos os setores corporativos, além da Gestão de Serviços, Gestão de Projetos e Automação Comercial, alinhado com as novas tendências tecnológicas. Além disso, na área de serviços, a Datainfo oferece profissionais especializados no desenvolvimento, customização, sustentação de aplicações, gestão de projetos, gestão de processos, RPA, BI e consultoria em TI.

Technite – soluções e benefícios do BigData, demonstrando quais resultados um cliente pode obter contratando esse tipo de solução. “O mercado conta com empresas de grande porte com infraestrutura ultrapassada, ajudamos várias empresas a otimizarem seus serviços ganhando eficiência no dia a dia”, destaca o CEO da empresa, Ricardo Galacho.

Tria Software – lançará novidades na 6ª RM Vale TI. A empresa vai apresentar o software robô T-BOT, que automatiza processos das empresas, dos simples até os mais complexos, dependendo do grau de intervenção humana na realização das tarefas. Provedora de soluções na área de TI, a Tria Software desenvolve soluções específicas em software para o negócio de cada cliente e apresentará, ainda, uma das especialidades da empresa na automação de processos (RPA) através da criação de softwares robôs, ou seja, se uma empresa possui um processo com tarefas repetidas, que podem ser dispostas em um fluxo ou cadência de tarefas e programadas, ele pode ser automatizado, obtendo ganho de tempo, melhoria de produtividade e lucratividade. “Um exemplo, é a nossa linha de produtos Fisco Manager, soluções em softwares para as áreas fiscais e tributárias. O robô da Tria Software é o T-BOT e ele estará no evento para esclarecer dúvidas de como pode ajudar as empresas a realizarem a automação de seus processos”, completa Marcos Almeida, diretor da Tria Software.

LACE Engenharia – laboratórios de ensaios de compatibilidade eletromagnética, serviços de engenharia eletroeletrônica e produtos para certificação em compatibilidade eletromagnética. Dentre as novidades, a empresa apresentará a gestão do Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC), do Parque Tecnológico São José dos Campos. A empresa também ofertará serviços de ensaios de compatibilidade eletromagnética.

“Toda solução eletrônica e o mundo conectado precisam de certificações contra interferências. Wi-fi, bluetooth, carro elétrico, soluções de IoT, tudo passa por ensaios ambientais. A LACE é especializada nesta tecnologia/engenharia e pode ser um parceiro de desenvolvimento para os criadores”, destaca Rodrigo Junqueira, diretor de Negócios da empresa.

Hexagon – Soluções na área de controle dimensional de peças e equipamentos; soluções de tratamento de dados integrando os departamentos na indústria; Equipamentos como o laser ATS 600 e braço de medição com scanner, estou te mandando um link com vários materiais.

INEX – Na área de serviços: Consultoria Estratégica; Consultoria de Negócios; Prestação de Serviços em TI; Fábrica de Software; BI. Na área de Produtos, a empresa levará o ORC (Operation Reduce Cost); o Live Tour e o Tour Fácil. O ORC é uma solução para administração centralizada, que oferece redução de custos com licenciamento, suporte, ambiente operacional e na aquisição de novos equipamentos, entre outras funcionalidades. Já o Live Tour e o Tour Fácil são soluções voltadas para o Turismo. O Tour Fácil permite que os visitantes de uma cidade tenham acesso aos serviços ofertados no local, além de roteiros e locais a visitar. Já o Live Tour é uma plataforma de realidade virtual, que permite acesso a informações dos locais visitados, interação para obtenção de informações sobre serviços turísticos, sugestões de roteiros, gastronomia e eventos.

Proxion Solutions – Participa da 6ª RM Vale TI com o apoio da Zebra Technologies, uma das marcas mais reconhecidas mundialmente neste seguimento. A empresa irá expor Coletores de Dados, Leitores RFID, Impressoras Térmicas, Scanner de Código de Barras e QR Code desta marca. Oferecendo tecnologias e aplicativos que suportam a tomada de decisões em tempo real, a Proxion Solutions integra sistemas às operações críticas do seu negócio, garantindo competitividade e resultados práticos. Contrate produtividade e visibilidade para os negócios, utilizando soluções de digitalização, códigos de barras, RFID, picking por voz e redes sem fio, o que permite otimizar o desempenho de funcionários e processos produtivos. A empresa oferece produtos ergonômicos e softwares fáceis de usar, contribuindo positivamente para a satisfação dos colaboradores, melhorando o clima organizacional e contribuindo para a motivação da equipe.

3D Tecnologia – irá expor impressoras 3Ds e vai mostrar todo o processo para fabricar uma peça ao vivo (desenhar a peça, configurar e imprimir). A empresa vai lançar a linha de impressora 3DTecnologia OFFICE, voltada para escritórios de engenharia e universidades – um modelo de impressora que visa a facilidade de uso e a possibilidade de uso de materiais de engenharia para a fabricação das peças. “Nossa expectativa é divulgar a tecnologia, pois muitos pensam que a impressão 3D ainda não pode ser utilizada industrialmente”, destaca Ítalo Soares, cofounder da 3D Tecnologia.

S2 – A S2 apresentará soluções de rastreamento de pessoas e ativos, Frotas Conectadas, Indústria 4.0 (fábrica conectada), Workplace Transformation, Realidade Aumentada. Além disso, a empresa lançará o sistema de realidade aumentada com óculos para técnicos prestadores de serviços e rastreamento e localização de pessoas. A transformação digital é a base dos negócios da empresa, que conta com o slogan “Transforme sua empresa com tecnologia”, dessa forma a S2 oferece serviços baseados na transformação do negócio dos clientes, com soluções tecnologicamente inovadoras, que visam aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais.

Autaza – a empresa destaca uma bancada com um robô colaborativo e cabeçote de inspeção, e um drone com sistema Autaza para inspeção de aeronaves, este último resultante de um projeto pioneiro desenvolvido em cooperação com a Embraer. O Autaza Aero, um sistema de inspeção por drones para detecção automática de danos estruturais em aeronaves, é equipado com uma câmera de tecnologia avançada para inspeção de aviões, com alta precisão. Aliado ao drone, o sistema conta com um software para geração de relatórios inteligentes de qualidade. Com as imagens captadas, o software utiliza de inteligência artificial para executar a análise dos dados, identificando possíveis danos estruturais.

“Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a inspeção de qualidade na indústria ainda é feita de forma visual e subjetiva. A Autaza oferece soluções completas para integrar as etapas de inspeção de qualidade de forma automática, possibilitando a melhoria de confiabilidade e reprodutibilidade através de tecnologias de visão computacional e inteligência artificial”, disse Jorge Gripp, Diretor de Tecnologia da empresa.

Omega7 Systems – a empresa apresentará os projetos de desenvolvimento de sistemas embarcados normatizados, que atendem os setores Aeroespacial, Saúde, Óleo e Gás, Tecnologia e Manufatura. A empresa aproveitará a RM Vale TI para lançar os novos computadores industriais da linha KUNBUS, com tecnologia Raspberry Pi e produtos da Mac Panel, líder em soluções de conectividade de alto desempenho para aplicações de teste automatizados.

“A Omega7 Systems é uma empresa nativa digital e tem como propósito auxiliar outras empresas a se inserirem nesse contexto. Ela domina as ferramentas e processos para promover a transformação digital com metodologia própria”, comentou André Corsetti, Engenheiro de Sistemas da Omega7 Systems.

Necto Systems – conta com soluções que podem ser aplicadas na Indústria 4.0, além de atender os setores de Smart Cities e Agronegócios. São projetos de softwares customizados, Engenharia de dados, Consultoria em Python, Webmapping, Data Science, entre outros.

Conexão Local – programa o lançamento, durante a Feira, da nova versão do SIGI – ERP, que chega ao mercado no próximo ano. O SIGI –ERP é um software de gerenciamento de negócios, voltado para empresas B2B. O software terá uma versão mais moderna e intuitiva, permitindo a gestão do negócio globalmente. Entre as novas funcionalidades, o SIGI – ERP vai disponibilizar IPI’s de integração.

TOTVS – estará presente na 6ª RM Vale TI com soluções em ERP, inteligência artificial e ferramentas de Business Intelligence.

Vallid – levará para a Feira novas tecnologias em coleta de dados para plataforma Android, uma das novidades da empresa para o setor. O portfólio de produtos também inclui tecnologia RFID e sistemas de WMS em nuvem.

Drone Visual – empresa provê soluções, produtos, serviços, softwares e cursos voltados às empresas que desejam utilizar a tecnologia de drones em seus processos. O sistema da Drone Visual é utilizado na área de Inspeção, com câmeras térmicas, avaliando a estrutura de pontes, fachadas, linhas de transmissão de energia e torres, entre outras estruturas. Na agricultura, o sistema avalia a saúde da vegetação, identifica a radiação da planta, contagem e solo exposto, entre outras aplicabilidades.

Smart Cities

Geopixel – levará para a 6ª RM Vale TI soluções para melhoria da gestão de prefeituras, para cadastro técnico multifinalitário e de geoprocessamento. Isso permite ao município ampliar arrecadação, organizar o território, potencializar a regularização fundiária e monitorar invasões. Além disso, a empresa lançará na feira uma solução de monitoramento, via satélite, para identificar invasões de áreas, supressão de vegetação, novas construções, descarte irregular de entulho, entre outros.

INEX – Na área de Produtos, a empresa levará o o Live Tour e o Tour Fácil, soluções voltadas para o Turismo. O Tour Fácil permite que os visitantes de uma cidade tenham acesso aos serviços ofertados no local, além de roteiros e locais a visitar. Já o Live Tour é uma plataforma de realidade virtual, que permite acesso a informações dos locais visitados, interação para obtenção de informações sobre serviços turísticos, sugestões de roteiros, gastronomia e eventos.

Squitter – apresentará o Sistema de Alerta de Massa – um sistema de alarme composto por sirenes inteligentes e um sistema de visualização georreferenciada que permite a emissão de alertas à distância. As sirenes emitem um sinal sonoro que pode ser mensagem de voz ou som de evacuação. Sistema ideal para barragens, mineradoras e áreas de risco de deslizamento. A empresa apresentará ainda o Pluviômetro Digital de baixo custo, eletrônico totalizador, construído com peças impressas em 3D e materiais resistente às intempéries. O PluvDigi foi criado para substituir os pluviômetros convencionais de torneira e reservatório, facilitando a rotina diária de leitura de precipitação. O acumulado de chuva é visualizado diretamente no display luminoso no corpo do próprio sensor.

Climatempo – apresentará o aplicativo Pédagua, para monitoramento de alagamentos. Desenvolvido para o município de São Paulo, o aplicativo permite ao usuário desviar de rotas com alto risco de alagamento e também reportar pontos de alagamento detectados. Este APP está integrado a dados do Waze e também a radares meteorológicos próprios de alta precisão no acompanhamento das chuvas em São Paulo. A Climatempo também apresentará toda tecnologia de monitoramento de condições ambientais desenvolvida no LABs Climatempo, área de inovação sediada no Parque Tecnológico São José dos Campos, aplicada para diversas indústrias e setores afetados pelas condições do tempo. A empresa levará outras soluções como o monitoramento em tempo real para Raios e serviços de monitoramento de chuvas para fazendas.

Agronegócio

Fortress

A Fortress desenvolveu um sistema de pulverização de lavouras, em parceria com a Embrapa, que tem se mostrado mais eficiente. As aeronaves remotamente pilotadas da empresa são de asas rotativas, como helicópteros, permitindo acoplar câmeras e embalagens com os produtos para serem pulverizados nas lavouras.

Além do setor agrícola, os helicópteros também podem ser utilizados no lançamento de cabos primários em torres de energia, na área de defesa para controle de fronteiras e em ações de busca e salvamento, entre outras ações.

Radaz

A Radaz irá demonstrar o radar de sensoriamento remoto embarcado em drone. A empresa fará o voo com drone na área externa do Parque Tecnológico São José dos Campos e ao final da captação das informações com o radar, serão apresentadas as imagens das áreas monitoradas, com a explicação do que foi captado e como a análise pode contribuir para os negócios das empresas.Com o sistema da Radaz é possível prever a colheita de soja meses antes, descobrir a quantidade exata de umidade do solo de uma plantação de arroz, ou ainda fazer um mapa das ervas daninhas invasoras do plantio de cana-de-açúcar, por exemplo. O sistema embarcado em drone consegue monitorar 200 hectares de áreas agrícolas, a uma altura de 120 m em 20 minutos. O resultado da leitura é rápido e simples, podendo ser acessado em tablete ou mesmo celular.

A.I. Chico – startup que fornece uma plataforma online de automação de processos e gestão eletrônica de documentos do agronegócio. Além de todos os recursos da sua plataforma, a empresa trará ao evento tecnologias e pesquisa na área automotiva, que devem ser revertidas para equipamentos e veículos do segmento do agronegócio. Para isso, serão expostos dois veículos no evento. Um deles, é um carro de competição de rali off-road, que participou do Rally dos Sertões 2019, e utiliza tecnologias de rastreabilidade e coleta de dados. O outro veículo, que também será exposto na 6ª RM Vale TI é um ônibus-escritório. Além de contar com conectividade móvel em qualquer terreno ou região, conta também com um sistema elétrico alimentado por energia solar, o que o torna gerador de energia sustentável.

Squitter – apresentará soluções para o setor e que também se aplicam à Smart Cities. Uma delas será o Guru do Agro, que faz o monitoramento de chuva intensa, sensação térmica, estresse hídrico, ponto de orvalho, evapotranspiração e risco de praga, com emissão de alertas. O sistema oferece visualização das informações meteorológicas em tablets, smartphones e laptops.

Optimus GIS –levará à 6ª RM Vale TI soluções em Sistemas de Informações Geográficas (SIG/GIS). Entre os serviços oferecidos há monitoramento de falha de plantio; sistema de silvicultura de precisão; sistema de alerta de monitoramento de índices de vegetação; aplicação de indicadores hídricos e de ecologia da paisagem, entre outros. A empresa, inclusive, lançara o Sistema de Aplicação para Planejamento de Estradas para Transporte de Madeira.

Publicidade