Início São José dos Campos Wrestling de São José estará nos Beach Games de Doha

Wrestling de São José estará nos Beach Games de Doha

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Quatro atletas da equipe de wrestling adulta de São José dos Campos irão competir nos Beach Games, em Doha, no Catar, entre este sábado (12) e quarta-feira (16). Será a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, nome oficial do evento.

Os lutadores Brenda Aguiar, Camila Fama, Kamila Barbosa e João Santos vão representar o Brasil na competição. Os atletas joseenses estreiam na segunda-feira (14). As lutas serão disputadas na areia.

Duas lutadoras têm um ótimo retrospecto no beach wrestling. Camila Fama, que vai lutar na categoria até 60kg, é a atual campeã mundial em sua categoria. Ela conquistou o título no Mundial realizado na Croácia em setembro. Além disso, foi medalha de prata na primeira etapa do Circuito Mundial deste ano e ouro na segunda etapa.

Kamila Barbosa, que também foi medalhista de ouro na segunda etapa do Circuito, vai lutar na categoria até 50kg. Os atletas Brenda Aguiar e João Santos competirão na categoria até 70kg.

Com 13 modalidades, o objetivo é que os Beach Games transformem-se em uma Olimpíada dos esportes de areia. O Brasil vai participar do evento com uma delegação de 77 atletas.

O wrestling é apoiado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

Sobre o wrestling

O wrestling é uma modalidade esportiva de luta que reúne várias artes marciais. Há uma grande variedade de estilos –tradicionais e modernos– e formas de competição. O vencedor é aquele que força o adversário à desistência ou consegue deixá-lo imobilizado no tapete de um ringue, ou na areia, no caso do beach wrestling.

Historicamente, o wrestling foi introduzido no ano de 708 A.C., nas antigas Olimpíadas, criadas na Grécia. Em 1896, fez parte do programa da primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, realizada na cidade de Atenas, novamente na Grécia.

Os dois estilos de luta são utilizados até hoje: o greco-romano, onde os lutadores utilizam os braços e o tronco para defender e atacar, e o estilo livre, em que o lutador pode usar as pernas para atacar os oponentes abaixo da cintura.

Publicidade