Início São José dos Campos São José ocupa o topo em ranking estadual de qualidade de vida

São José ocupa o topo em ranking estadual de qualidade de vida

Foto: Claudio Vieira/PMSJC Bibiano Santos
Publicidade

Entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, São José dos Campos ocupa o primeiro lugar em relação ao grau de satisfação da população com a qualidade de vida. O resultado foi apontado pela pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), realizada no 3º trimestre de 2019.

O nível de satisfação com qualidade de vida na cidade atingiu 93%.

O município obteve ainda alto grau de satisfação (706 pontos). Na primeira pesquisa, realizada no 2º semestre de 2017, São José somou 665 pontos.

As pesquisas do Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir de avaliação feita pelos próprios moradores pesquisados. Foram ouvidos 600 munícipes.

No total, a pesquisa avaliou 16 serviços públicos prestados à população de São José.

Também estão incluídas nas ações para a qualidade de vida proporcionadas pela Prefeitura todos os pontos de atendimento da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que são cerca de 40, entre poliesportivos, centros esportivos, piscinas, ginásios, parques municipais, entre outros.

Responsável pela produção cultural da cidade, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo tem ações determinantes em cultura e entretenimento. A FCCR possui mais de 20 espaços culturais, por toda a cidade. Também geridas pela Prefeitura, a cidade conta com outra importante frente que são as quatro unidades das Casa do Idoso, nas regiões norte, centro, sul e leste. Em todas as iniciativas, também são beneficiados os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

A aposentada Elba Pizarro de Lara é frequentadora assídua das unidades da Casa do Idoso, principalmente a do Centro. “Eu e minhas amigas somos fãs da Casa do Idoso. Lá nos divertimos e participamos de várias atividades que nos deixam com mais vontade de viver.”

Sustentabilidade

Diversos programas e projetos da Prefeitura de São José visam o fortalecimento da sustentabilidade e melhoria da qualidade ambiental do município. Um dos exemplos é o investimento na criação de novos parques públicos e manutenção dos já existentes.

Conforme definido no Plano Diretor, o município deve priorizar o incremento de áreas verdes e sistema de lazer públicos juntamente com a estruturação de uma rede de corredores verdes, estabelecendo a conectividade entre os parques.

O Distrito de São Francisco Xavier ganhou seu primeiro Parque Público estabelecido pelo Decreto 17931, assinado em 17 de agosto de 2018. O Parque fica na área da antiga fazenda da família Bose, conhecida por abrigar o Casarão da Fazenda, edificação do século XIX, que dá destaque ao lugar. A propriedade tem aproximadamente 7 alqueires, sendo em torno da metade composta por floresta nativa.

Publicidade