Início Variedades “A Praça é Sua” chega a Cachoeira Paulista

“A Praça é Sua” chega a Cachoeira Paulista

Oficina de Caleidoscópio (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto “A Praça é Sua”. Com o apoio da CCR NovaDutra, realização da Cristiana Gimenes Produções, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto vai proporcionar um dia de atividades culturais gratuitas no próximo domingo, 15 de setembro, na Praça Prado Filho, no centro de Cachoeira Paulista.

O projeto itinerante já visitou quatro cidades, no Alto Tietê e no Vale do Paraíba, e reuniu cerca de mil pessoas em suas intervenções de teatro, show com palhaços e musicais.

Com o objetivo de fomentar a economia criativa local e difundir as manifestações artísticas da região, foram contratados para o Projeto, através de um Edital, artistas que atuam na região do Vale do Paraíba, nas áreas de teatro, circo, dança, música ou linguagens híbridas, inclusive tradições populares. A seleção dos trabalhos que se apresentam no “A Praça é Sua”, fica a cargo de Cristiana Gimenes, idealizadora do Projeto.

Na programação, os espetáculos “Leia Sua Sorte!” e “Pode Chegar, Freguesia!”, propiciam um momento de interação entre o público presente e os artistas da Cia em Cena Ser, que transformam citações literárias em bons presságios e levam poesia, para alegrar as crianças e adultos presentes.

A Cia Fulô levará a arte circense para a praça com o espetáculo “Zé Gambiarra Circo Show”, que apresentará a arte do palhaço clássico, aliada as técnicas circenses e teatro de animação. O show será traduzido em Libras, Linguagem Brasileira de Sinais, para promover acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.

Zé Gambiarra Circo Show (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

O destaque da programação é a Oficina gratuita de Confecção de Caleidoscópio com projeção, que será oferecida ao público pela Cia em Cena Ser. A partir da produção de caleidoscópios, com orientação de educadores, as pessoas poderão posicionar suas criações em frente a uma câmera. Este equipamento, acoplado a um projetor, possibilitará que as pessoas projetem suas imagens em muros e paredes, compartilhando sua obra com todos. A oficina promove a interação entre adultos e crianças, que se juntam na confecção dos instrumentos. Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um tubo de papelão e pequenos fragmentos coloridos, que, através do reflexo da luz exterior em espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.

Oficina de Caleidoscópio (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

O conjunto Sabiás da Mantiqueira encerrará a programação, com uma apresentação de Chorinho. O grupo regional tem repertório baseado nos grandes compositores do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir de Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Altamiro Carrilho, entre outros. Durante a apresentação, será contada um pouco da história e do surgimento do Choro no Brasil e explicada a função de cada instrumento no conjunto.

Os Sabiás da Mantiqueira (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Programação:

  • 17h – Performances literárias Leia Sua Sorte! e Pode Chegar, Freguesia
  • 17h30 – Palhaço Zé Gambiarra
  • 18h30- Oficina de Caleidoscópio com projeção
  • 20h – Grupo de choro Sabiás da Mantiqueira

Sobre o Instituto CCR: Completando 5 anos em 2019, o Instituto CCR é uma entidade
privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos
de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do
Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos
de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação
e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida.
Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas
regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais
de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de
pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em
www.institutoccr.com.br.

Publicidade