Início Pindamonhangaba Sessão da Câmara de Pindamonhangaba comemorou “Dia do Maçom”

Sessão da Câmara de Pindamonhangaba comemorou “Dia do Maçom”

Sessão contou com participação de integrantes de Lojas Maçônicas de Taubaté, Tremembé, Campos do Jordão e Lorena

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba reconheceu nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, o importante trabalho desenvolvido pelos maçons de Pindamonhangaba e para marcar a data celebrou com uma Sessão Solene o “Dia Internacional do Maçom”.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

O Ato Solene, que aconteceu no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” por força da Lei Municipal nº 5.066/2010, foi presidido pelo vereador Rafael Goffi Moreira (PSDB) e contou com a presença da vereadora Gislene Cardoso – Gi (DEM). Além dos vereadores também participaram da Mesa Diretora o 1º Tenente da 12ª Companhia de Engenharia e Combate, Willian da Silva Leite (que representou o comandante da 12ª Companhia, Major Dan Milli Pereira); o Presidente da 52ª subseção da OAB Pindamonhangaba, Antonio Aziz Boulos; o Assessor Parlamentar José Alexandre Faria (representante da deputada estadual, Damaris Moura); o Delegado do 4º Distrito Maçônico de Taubaté, José Maria Severo (que representou o Grão Mestre João José Xavier, da Grande Loja Maçônica de São Paulo); o Coordenador da Nona Macro região, Sérgio Antonio Pini (representante do Grão Mestre do GOSP, Kamel Aref Saab) e o Venerável Mestre da Loja Maçônica “Harmonia e Trabalho”, Fabrício do Amaral Carneiro. Também tiveram destaque na Mesa Diretora as jovens Laís Resende Vilela, Iza de Paula Bertolani e Rebecca Emanuelle Nascimento da Rosa, todas Paramaçonicas Filhas de Jó – Bethel 17.

Publicidade

Entre as Lojas Maçônicas presentes estavam a “Vigilantes de Taubaté”; Capítulo Cavaleiros da Cruz da Ordem do Templo de Lorena”; “Força e Vida e Consciência de Taubaté; “Fraternidade e Integridade Taubateana” e “Luz do Oriente de Tremembé”.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

A sessão foi aberta pelo vereador Rafael Goffi com uma saudação especial aos maçons e seus familiares que estavam no plenário da Casa. Logo após a execução dos Hinos Nacional e de Pindamonhangaba, Goffi concedeu a palavra ao orador oficial da sessão, Irmão Paulo Fernando da Silva Ribeiro Lima Rocha, integrante da “Augusta e Respeitável Loja Simbólica Harmonia e Trabalho”.

Iniciando seu pronunciamento, o irmão Paulo Fernando saudou e agradeceu aos membros da Lojas Maçônicas de Lorena, Campos do Jordão, Tremembé e Taubaté que estavam prestigiando a sessão. Na sequência, o orador lembrou o surgimento da Maçonaria na Inglaterra em 1717 com lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, que propunha a evolução do espírito sobre a matéria. “Hoje a maçonaria conta com mais de 300 anos, tendo chegado ao Brasil em 1797.

Durante todos esses anos, a maçonaria contou com a participação de ilustres personalidades, como Dom Pedro I, Marechal Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Duque de Caxias, Pixinguinha, Milton Nascimento, Padre Diogo Antônio Feijó, entre outros”, observou o orador. “A Maçonaria teve importante papel em fatos históricos deste País, como a Segundo Paulo Fernando, em Pindamonhangaba há 122 anos surgiria a primeira loja Maçônica da cidade, porém a Loja Maçônica “Harmonia e Trabalho” foi fundada em 1992.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Ele finalizou seu discurso afirmando que “nesta noite especial, prestamos uma justa homenagem ao Irmão José Dias, por suas atividades, dedicação e trabalho”. Paulo Fernando encerrou o pronunciamento explicando que “os maçons não aceitam mulheres em nosso meio, mas não conseguiríamos desenvolver nossos trabalhos sem o apoio e ajuda delas e de todos os nossos familiares”.

Nesta sessão solene, as Filhas de Jó – Bethel 17, Laís Resende Vilela, Iza de Paula Bertolani e Rebecca Emanuelle Nascimento da Rosa também homenagearam os Maçons. “Assim como há grandes histórias, heróis e mártires, também existem grandes homens, que são reconhecidos como maçons, que acreditam que o respeito e o caráter são o bem maior e hoje por meio desta data, temos o privilégio de homenageá-los, não apenas pelos trabalhos executados, mas por serem as nossas colunas de apoio. Vocês são o sustentáculo da nossa ordem. São exemplos de virtudes que nos fazem seguir no caminho de virtude, do sucesso e da alegria”.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Homenagem a José Dias

Na sequência da sessão solene e por determinação da “Augusta e Respeitável Loja Simbólica Harmonia e Trabalho”, a Câmara prestou homenagem ao Irmão José Dias. Ele recebeu das mãos do vereador Rafael Goffi e do Venerável Mestre da Loja Maçônica “Harmonia e Trabalho”, Fabrício do Amaral Carneiro, um Diploma de “Honra ao Mérito” como reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação à Maçonaria.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

No seu discurso de agradecimento, José Dias agradeceu a lembrança e a honra de ter sido agraciado com o Diploma e reafirmou sua disposição em continuar seus trabalhos na Maçonaria. “A liberdade é um direito social a ser exercido no limites legais impostos. Igualdade é sinônimo de justiça e equidade. Fraternidade é como um sentimento e é o fator primordial da convivência harmoniosa da paz e da concórdia”, frisou José Dias.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

O homenageado disse, ainda, que “a fraternidade é o sentimento que apara as arestas da falta de liberdade e das desigualdades sociais. Assim todos nós sonhamos com uma sociedade humana, justa e igualmente fraterna”. E concluiu: “Não se muda os corações dos homens com decretos ou leis. A maçonaria não é uma coisa material. É uma ciência da alma. Não é uma crença ou doutrina, mas uma expressão da sabedoria divina e a sabedoria divina dirige suave e poderosamente todas as coisas”.

Ao final do evento, o vereador Rafael Goffi agradeceu a participação de todos na comemoração do Dia Internacional do Maçom. “Hoje eu fique extremamente feliz, pois foi um acontecimento rico de trocas respeitosas, fraternais e convergentes como haveria de ser, onde a serenidade da sabedoria foi digna de aplausos”.

Publicidade