Início São José dos Campos Peça “Uma História Sobre Nós” tem apresentações gratuitas em São José dos...

Peça “Uma História Sobre Nós” tem apresentações gratuitas em São José dos Campos

Uma História Sobre Nós (Foto: Renato David Oliveira)
Publicidade

Cia. de Teatro A Blau Quer Falar debate as pluralidades da maternidade contemporânea no espetáculo “Uma História Sobre Nós”

Grupo de mulheres artistas de São José dos Campos encena a peça “Uma História sobre Nós”, montagem que reflete sobre os desafios, anseios e pluralidades da maternidade. Composto por mães-artistas, ou artistas-mães, o grupo teatral aborda a partir de uma narrativa ficcional a realidade do ser mulher mãe nos dias atuais através de uma viagem histórica e contemporânea da vivência materna.

A peça teve estreia no Teatro Colinas e segue com apresentações gratuitas no próximo final de semana no CET – Centro de Estudos Teatrais e sessões populares nos espaços CAC Walmor Chagas e Teatro d’Aldeia, em São José dos Campos, até o dia 30 de junho.

A partir da narrativa de um Arlequim que viaja no tempo e passa por lugares e momentos em que leis dominavam o corpo feminino, “Uma História Sobre Nós” traz diversos elementos que compõe a maternidade, como parto, aleitamento, rupturas, sexualidade, perdas e lutos. Na trama, um grupo de mulheres mães luta para recuperar o protagonismo, desafiar as convenções e corrigir os nós deste enredo histórico antiquado. A diretora Adriana Marques monta um mosaico composto pelo depoimento real das atrizes do elenco, que dão um caráter documental ao projeto, pela narrativa de cenas cotidianas e por momentos históricos, onde se revelam situações de imperialismo machista que colocaram a mulher em situação de extrema submissão.

Uma História Sobre Nós (Foto: Renato David Oliveira)

Na produção se reúnem as atrizes Ana Claudia Prates, Daniella Peneluppi, Deborah Andrade e Marcela Puppio, que interpretam texto de Flora Gussonato, em colaboração com a Cia. de Teatro A Blau Quer Falar. Para completar a equipe repleta de força feminina estão a produtora Marcella Arnulf, a iluminadora Camila Andrade, a musicista e preparadora vocal Ligia Kamada, a cenógrafa e figurinista Letícia Regina, a técnica de som Sabrina Alvez e a preparadora corporal Giulia Scarpa. O projeto conta ainda com patrocínio da ABACE – Associação Buriti de Arte Cultura e Esporte, ONG que tem como objetivo apoiar projetos artísticos, culturais e esportivos e tem o ator Fábio Porchat como embaixador atuante em projetos sociais.

“O espetáculo ‘Uma História Sobre Nós’ apresenta um mosaico de cenas que nos leva a ‘tirar o véu’ da fantasia do ‘ser mãe sacralizado’, e procura mostrar uma maternidade mais consciente, em que vemos além do amor incondicional também as inseguranças, medos e dificuldades encontradas”, relata a diretora Adriana Marques.

A multiplicidade da mulher que carrega consigo ser mãe, profissional, amante, entre tantas outras “funções” é, assim, tema e gatilho para as tantas questões que o universo materno carrega em si. Os relatos dados pela dramaturgia e pela construção do projeto abrem diálogo para as emoções conflitantes que geralmente não são vistas ou reconhecidas à parte do universo materno. “Uma História Sobre Nós” demonstra e instiga a capacidade da mulher em lidar com os diferentes caminhos e aspectos da maternidade, se multiplicando através de um palco e muitas vozes.

SERVIÇO:

1 de junho às 21h e 2 de junho, às 20h
(retirada de ingressos com uma hora de antecedência)

CET – Centro de Estudos Teatrais
Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Av. Olivo Gomes, 100

Santana, São José dos Campos

08 e 09 de junho, às 20h
CAC Walmor Chagas

R. Netuno, 41

Jardim da Granja, São José dos Campos

29 e 30 de junho, às 20h
Teatro d’Aldeia

Av. Lisboa, 85

Jardim Augusta, São José dos Campos

Redes Sociais:
Instagram: @cia.ablauquerfalar
Facebook: www.facebook.com/cia.ablauquerfalar

Contato para mais informações: (12) 98135-5178

Classificação: 14 anos

Apoios: Jenipano; Cão Design!; Teatro d’Aldeia; Racco; Visão Ótica.

Patrocínio: ABACE – Associação Buriti Arte Cultura e Esporte

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Ana Claudia Prates, Daniella Peneluppi, Deborah Andrade e Marcela Puppio

Direção: Adriana Marques

Texto: Flora Gussonato, em colaboração com a Cia. de Teatro A Blau Quer Falar

Produtora: Marcella Arnulf

Criação das projeções: Clareia Filmes

Técnica de som: Sabrina Alves

Iluminadora: Camila Andrade

Preparadora vocal: Ligia Kamada

Cenógrafa e figurinista: Letícia Regina

Preparadora corporal: Giulia Scarpa

Publicidade