Início Ubatuba Guarda Civil Municipal comemora 25 anos de história com solenidade e entrega...

Guarda Civil Municipal comemora 25 anos de história com solenidade e entrega de homenagens

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Autoridades do município, personagens importantes na história da Guarda Civil Municipal de Ubatuba, homenageados, integrantes da corporação e familiares se reuniram na manhã desta sexta-feira, 31, no Centro de Convenções para celebrar os 25 anos da instituição, comemorados nesta data.

O coral da Lira Padre Anchieta entoou os hinos nacional, de Ubatuba e da Corporação, este último escrito pelo professor Eunápio Ramos de Oliveira, presente no evento e um dos homenageados.

O Presidente da .119ª Subseção da OAB de Ubatuba, Marcio Souza, afirmou que a GCM está honrando Ubatuba e falou sobre o vínculo que a convivência cria, além de comentar sobre a presença de obstáculos e desafios, mas que fez dela uma corporação forte, merecedora da homenagem.

Em seguida, o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Fábio Isnard, fez questão de mencionar o trabalho integrado das forças armadas na cidade, classificando a atuação como ímpar dentro do conselho, e parabenizou a instituição pela atuação e trajetória.

Durante sua fala, o secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Junior, enalteceu a atuação da gestão, como uma das que mais investiu na pasta e na GCM. “Sabemos que a segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos e Ubatuba não fugiu do papel, investindo, desde 2017, mais de R$15 milhões – com investimentos no Instituto Médico Legal (IML), Operação Verão, Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar), Detran, aquisição de veículos para o Corpo de Bombeiros dentre outros”, frisou.

Franco também valorizou o trabalho da GCM no município, que desenvolve diversas atribuições, como fiscalização no trânsito, segurança patrimonial e pública e apoio a eventos da Prefeitura e que atua de maneira exemplar. Além disso, anunciou uma serie de aquisições para a corporação – algumas que já foram entregues e outras ainda em processo.

O comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Ubatuba, Capitão Robert Scott, comentou que na constituição de 1988 consta a missão da Guarda proteger o patrimônio de Ubatuba. “No entanto, qual seria o maior patrimônio de Ubatuba senão o povo? População de Ubatuba, conte sempre com sua Guarda profissional e honrada”.

O delegado da Polícia Civil, Ricardo Mamede, citou todo o esforço que ele observa no trabalho desempenhado pela GCM desde que chegou a Ubatuba e está à frente da delegacia, fazendo questão de abordar a postura e o orgulho demonstrado pelos profissionais da corporação em fazer parte dela, principalmente, durante as ocorrências, garantindo que “não é uma Guarda passiva”.

O presidente da Câmara, Silvinho Brandão, também reforçou a importância da data e parabenizou todos os presentes pelas comemorações.

História e reconhecimento

Em suas palavras, o comandante da GCM, inspetor Almir Rogério Feliciano de Moura, falou sobre cada homenageado, dizendo que sem passado não há presente e reforçando a importância de lembrar com carinho dos que compõem esta trajetória de 25 anos. Ele também fez questão de agradecer e engrandecer todos os profissionais que compõem a GCM de Ubatuba. “Valorizo o trabalho dos senhores e senhoras, que não se limita ao policiamento, mas continuam fazendo história Tenham certeza que a cada chamado bem atendido e a cada pessoa amparada, defendida e socorrida, continuaremos guardados para sempre na memória e faremos parte da vida dessas pessoas”,

O prefeito Délcio Sato (PSD) abordou vários pontos, tanto sobre o envolvimento das autoridades presentes com a administração, como um panorama sobre todo o trabalho, conquistas e papel de referência em vários aspectos, como documentação e plano de carreira, para, inclusive, outros municípios. Ele ainda reforçou a atuação conjunta das corporações, que fazem da cidade de Ubatuba a 27ª mais segura do Brasil para se viver e ainda reforçou o investimento de R$1,5 milhão de reais, só neste ano, por meio de recursos próprios do município, que viabilizaram a aquisição de diversos itens, já relacionados pelo Major Franco,

“Reconhecemos a importância da guarda e achamos justo oferecer condições dignas de trabalho. Vale lembrar que a Guarda ainda tem se desdobrado e dando todo o suporte em eventos e festividades no município, no carnaval e no final de ano e, também, oferecendo apoio às provas esportivas que recebemos com frequência. Ainda que as condições não sejam as ideais, vocês se esforçam, se dedicam e oferecem o melhor para Ubatuba. Isso nos motiva a fazer ainda mais por vocês porque vocês merecem. Juntos podemos construir, a cada dia, uma Guarda Civil melhor e um futuro maior para ela”, finalizou.

Em seguida, foram entregues as homenagens. Vários momentos foram marcados pela emoção, como a lembrança do tenente Hércules Barbosa (in memoriam), um dos fundadores da GCM, representado por sua viúva Lindamar Rodrigues.

Presente

Segundo o comandante Almir, “aniversário não é aniversário sem presente”. Nesse momento, ele e o prefeito Sato anunciaram a entrega de três viaturas SUV, Renault Duster, que será utilizada na atuação pelo município.

A solenidade ainda foi prestigiada por membros de corporações de outros municípios e, também, de vereadores do município de Angra dos Reis.

Publicidade