Início Variedades Literatura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

Literatura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

Publicidade

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o Estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e objetiva contribuir com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Programação no Vale do Paraíba e em Campos do Jordão

No Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira, a programação inclui exposições, cinedebates, oficinas, encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

Em São José dos Campos, os destaques da programação serão o Sarau Poético Entre Letras e Canções, no dia 22 de abril, enaltecendo canções e poesias de Clarice Lispector, Cora Coralina e Lygia Fagundes; no dia 26, uma vivência exclusiva no Chá com Cora Coralina promoverá uma conversa sobre serviços de mesas, dentro do mundo da escritora e suas palavras. Haverá degustação de bolo, biscoito e chá.

Já em Taubaté, a programação contará com a palestra Homenagem a Conceição Molinaro, feita por membros da Academia Taubateana de Letras (ATL), com apresentação artística de alunos da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo e depoimentos de familiares da escritora, no dia 23; e a roda de conversa Mulheres Negras na Literatura, momento de prosa com a consultora da Unesco para o Programa Rota do Escravo, Solange Barbosa, no dia 25.

Em Pindamonhangaba, a apresentação Boca do Mato: a fala sagrada da alma índia, no dia 24, resgatará as lendas e culturas indígenas, levando o participante a uma vivência do sagrado; no dia 27, a roda de conversa Mulheres Fazendo Arte trará histórias, jogos, danças, músicas e poesias de grandes mulheres, visando fortalecer a potência criativa das mulheres participantes do encontro na arte.

No Senac Guaratinguetá, no dia 25, o Espetáculo Teatral: Vanessa e Virgínia contará a história da pintora Vanessa Bell e da escritora Virgínia Woolf, colegas carnais e irmãs rivais, grandes nomes da arte inglesa do início do século XX; no dia 26, a Biblioteca Humana irá expor em toda a unidade histórias de mulheres reais contadas de uma maneira livre.

Na Serra da Mantiqueira, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão realizará de 22 a 26 a Ilha de Livros, tradicional Feira de Troca de Livros. No dia 25, o campus receberá a autora Gaía Passarelli para a palestra Mas Você Vai Sozinha?; e, no dia 26, os alunos da turma de Aprendizagem Comercial farão a contação de histórias Mulheres Que Mudaram o Mundo para alunos da Escola Municipal Octávio da Matta.

Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. Vagas limitadas.

Edições anteriores

Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.

Serviço:

4ª Semana Senac de Leitura

Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas

Data: de 22 a 27 de abril

Local: rede Senac São Paulo

Preço: Gratuito

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

Publicidade