Início Pindamonhangaba Batalhão Borba Gato, comemora dia do Exército em Pindamonhangaba

Batalhão Borba Gato, comemora dia do Exército em Pindamonhangaba

Batalhão Borba Gato - Pindamonhangaba (Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

A Guarnição Federal de Pindamonhangaba, composta pelo 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”, 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, irá comemorar nesta quinta-feira (18), às 10h, o “Dia do Exército”.

A data homenageia a força e a presença do Exército Brasileiro como entidade de proteção do território e da nação brasileira.
O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha de Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, no período Imperial.
Atualmente, o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.
O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.

O Comandante da Guarnição Federal de Pindamonhangaba, Sr. Tenente-Coronel Conrado José Sales Mororó, convida toda a sociedade de Pindamonhangaba e região, para prestigiarem a cerimonia em comemoração ao 197º Aniversário do Exército Brasileiro.

Publicidade