Início Política Prefeito de São Paulo anuncia a criação da Inspetoria de Defesa da...

Prefeito de São Paulo anuncia a criação da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais

(Heloisa Ballarini-SECOM/divulgação)
Publicidade

O prefeito Bruno Covas anunciou nesta sexta-feira (8), a criação da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM). O ato também foi marcado pela nomeação da inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza como a primeira mulher comandante geral da instituição, que conta com mais de 6 mil integrantes.

“Tenho certeza que com o oferecimento desses serviços cada vez mais mulheres poderão se sentir mais seguras, dentro de uma rede de proteção”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto.

A criação da IDMAS é uma inovação nas políticas públicas de segurança urbana e sinal de reconhecimento da relevância que a pauta da promoção e proteção aos direitos das mulheres tem na atual gestão.

A Inspetoria será formada por equipes de profissionais com formação específica, dedicadas à execução dos programas integrados de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, já realizados pela GCM, como o Guardiã Maria da Penha e o Tempo de Despertar, entre outros, que previnem ou reduzem as ocorrências de violência contra a mulher na cidade de São Paulo.

Dentre as funções que serão desempenhadas pela Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais está a de apoiar as Delegacias de Defesa da Mulher da polícia Civil, a fim de auxiliar na garantia de atendimento qualificado e acolhimento humanizado. Desta forma, a GCM potencializará ainda mais o desempenho das atividades do Programa Guardiã Maria da Penha de forma integrada com a Polícia Civil do Estado, para mais segurança e proteção à mulher.

Mulheres na GCM
As mulheres sempre se destacaram na GCM, desempenhando serviços de segurança urbana do dia a dia e assumindo cargos de Comandantes de Unidades Operacionais e Superintendências, porém é a primeira vez, nestes 33 anos de existência, que uma mulher é nomeada Comandante Geral.

Comandante Geral
A nova Comandante Geral, a Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza, 52, era ocupante do último posto da carreira efetiva de Guarda. Ingressou na Instituição em 21/05/1986, como GCMF 3ª classe, fazendo parte da 1ª turma do Corpo Feminino da GCM. Passou por todos os cargos da carreira, foi Classe especial, Classe Distinta, Inspetora, Inspetora de Divisão, e Inspetora de Agrupamento. É Bacharel em Fisioterapia e Filosofia, sendo especialista em reabilitação com Pós-Graduação em Medicina Tradicional Chinesa, especialista em RPG e Instrutora de Pilates.

“A inspetora Elza foi escolhida por seu merecimento, por sua história. Ficamos muito felizes por nomear a primeira mulher a comandar a Guarda Civil Metropolitana. Eu tenho certeza que ela irá desempenhar este novo desafio com toda a dureza e braveza que o cargo exige, mas também com um olhar humano que o poder público precisa ter com as pessoas”, afirmou o prefeito.

(Heloisa Ballarini-SECOM/divulgação)

Responsável pela operacionalização de diversos programas que envolvem a gestão integrada com outros órgãos ligados à segurança, a Inspetora Superintendente Elza estava fazendo a gestão operacional do Programa Guardiã Maria da Penha, atividade que vem se destacando com diversas ações voltadas à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Metropolitana, além de ter ainda sob sua direção o Programa de Mediação de Conflitos, que busca instituir uma cultura de paz na cidade.

“É uma honra, uma alegria e uma realização, pessoal e profissional. Sempre foi meu sonho trabalhar com isso e por isso vou exercer está nova função com compromisso, responsabilidade, ética e também com muito amor por aquilo que eu faço”, disse a inspetora Elza.

Publicidade