Início São José dos Campos Nasce 1º bebê na banheira do novo Centro Obstétrico do Hospital Municipal...

Nasce 1º bebê na banheira do novo Centro Obstétrico do Hospital Municipal de São José dos Campos

O menino Pedro foi o primeiro bebê a nascer na banheira do novo Centro Obstétrico do Hospital Municipal - (Foto: divulgação/PMSJC)
Publicidade

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos administrada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), registou nesta quinta-feira (7) o nascimento do primeiro bebê na banheira do novo Centro Obstétrico, entregue nesta semana. O menino Pedro nasceu de forma natural, depois que a mãe imergiu na banheira durante o trabalho de parto.

A principal vantagem do parto na água é a diminuição da dor durante o trabalho de parto e a necessidade de ter que recorrer à cesárea ou até mesmo ao uso de ventosas ou fórceps, promovendo um parto mais natural e menos traumático para a mãe e para o bebê.

A paciente de 28 anos, que preferiu não revelar o nome, disse que, ao ficar sabendo que o novo Centro Obstétrico possuía uma banheira, solicitou à equipe de enfermagem realizar o parto dentro da água porque esse sempre foi o seu sonho.

“Quando soube dessa opção, quis experimentar, porque tinha o sonho de parir na água. Durante o trabalho de parto estava muito doloroso, mas percebi que as contrações aliviaram muito quando fui para a banheira. O bebê demorou para nascer, mas o corpo relaxou e foi tudo natural”, disse a mãe J.X.M.

Com relação ao atendimento, ela disse que ficou muito feliz com a equipe o tempo todo prestativa e gentil. “Estão de parabéns, me senti acolhida”, afirmou.

Para a equipe de atendimento do hospital, a primeira experiência de parto em leito PPP (pré-parto, parto, puerpério) e na banheira foi emocionante, pois transcorreu com muita tranquilidade. A equipe ficou feliz com mais essa opção para trazer conforto e bem-estar às pacientes.

Nova ala

O Centro Obstétrico do HM foi todo reformulado, passando a contar com 14 leitos de pré-parto, 5 salas de parto normal PPP (pré-parto/parto/puerpério), sendo 1 quarto com banheira e 3 salas exclusivas de cesárea. Com isso, estão sendo incrementadas práticas alternativas para alívio da dor, com a utilização da água, massagens e técnicas de cromoterapia.

Também foi criado um serviço dedicado de analgesia para alívio da dor de parto. O modelo também possibilita o acompanhamento integral do acompanhante ao trabalho de parto da mulher.

O investimento da Prefeitura no HM para garantir a ampliação do atendimento obstétrico foi de R$ 1 milhão, recurso utilizado na reforma de alguns espaços e aquisição de equipamentos.

A ampliação do setor de obstetrícia do HM começou em dezembro do ano passado, depois que o Hospital Antoninho da Rocha Marmo deixou de atender os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) por opção própria. Assim, o HM assumiu toda a demanda da rede pública, praticamente dobrando sua capacidade de atendimento.

A primeira etapa deste novo modelo começou com a ampliação dos leitos da maternidade, que passaram de 36 para 72, entre os quais 14 leitos individuais. A unidade, que antes fazia cerca de 330 partos e 70 outros procedimentos ginecológicos por mês, agora realiza 500.

Foi criada também uma nova ala de Pronto Atendimento Obstétrico, com 2 consultórios, 1 sala de classificação de risco, sala de ultrassom, sala de espera para exames e 2 sanitários. O espaço ficou mais próximo da recepção do Pronto Socorro, facilitando o acesso e o acolhimento das gestantes.

Publicidade