Durante os primeiros seis meses do ano, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, atuou fortemente no trabalho contra as fraudes de energia. As equipes técnicas de campo realizaram 15 mil inspeções, o que resultou na recuperação de mais de 3 mil megawatts-hora (MWh) irregulares, volume suficiente para abastecer os municípios de Monteiro Lobato, Jambeiro e Santa Branca ou 26 mil habitantes por um mês.
Prática perigosa, que pode pôr em risco a vida das pessoas, o furto de energia causa interrupções e instabilidades no fornecimento de todos os clientes, além de aumentar o valor da fatura de energia para os consumidores regulares. Como o cálculo do preço da tarifa abrange também as perdas elétricas da Concessionária, o custo da energia usada irregularmente é parcialmente repassado a todos os usuários. O Estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comercio e Serviço (ICMS), cobrado por meio da conta de luz.
Visando o combate às fraudes, as inspeções da EDP são realizadas diariamente em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias de toda a área de concessão. “As tecnologias dos fraudadores se aprimoram ano a ano, mas a Companhia também investe em ferramentas e sistemas de última geração, além de capacitar seus colaboradores para investigar possíveis manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade”, destaca Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.
Além das inspeções em campo, a Empresa consegue identificar inconsistências no sistema de medição a partir de uma central de monitoramento remoto, a qual avisa caso haja suspeita de irregularidade. “O objetivo das ações contra o furto é prevenir acidentes por conta das ligações precárias, que não observam os padrões e normas técnicas, além de garantir a qualidade e continuidade do serviço aos clientes que pagam suas contas em dia,” finaliza Cavalcante.
Vale ressaltar que o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, prevê que o furto de energia é crime e passível de multa e prisão de um a quatro anos para o infrator. E conforme a regra da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após o flagrante, é realizada a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.
Dados – Vale do Paraíba
MUNICÍPIO |
QTD. INSPEÇÃO |
ENERGIA RECUPERADA (MWh) |
|
SAO JOSE DOS CAMPOS |
5.311 |
609 |
|
TAUBATE |
2.540 |
701 |
|
JACAREI |
2.305 |
431 |
|
GUARATINGUETA |
1.120 |
204 |
|
PINDAMONHANGABA |
1.100 |
284 |
|
CRUZEIRO |
945 |
64 |
|
CACAPAVA |
801 |
188 |
|
LORENA |
671 |
57 |
|
APARECIDA |
345 |
297 |
|
TREMEMBE |
205 |
24 |
|
CACHOEIRA PAULISTA |
180 |
7 |
|
POTIM |
105 |
129 |
|
SANTA BRANCA |
60 |
7 |
|
MONTEIRO LOBATO |
42 |
2 |
|
JAMBEIRO |
11 |
0 |
|
CANAS |
10 |
1 |
|
ROSEIRA |
7 |
12 |
Como denunciar
Com intuito de coibir cada vez mais a prática, a EDP pede que a população contribua, denunciando as ligações irregulares. A Distribuidora disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores:
– Site EDP Online: www.edponline.com.br
– Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone)
– Agências de atendimento (o endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online)
– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).
É importante salientar que o sigilo da denúncia é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.