Início Pindamonhangaba Em Pinda, rotatória do João do Pulo terá um novo monumento em...

Em Pinda, rotatória do João do Pulo terá um novo monumento em homenagem ao esportista mundial

(Foto: divulgação/Prefeitura de Pindamonhangaba)
Publicidade

Rotatória do homem de lata, estátua da bailarina ou rotatória dos tubos. Quem em Pindamonhangaba nunca ouviu essa denominação de alguém referindo-se à Rotatória João Carlos de Oliveira, a rotatória João do Pulo? Localizada na entrada da cidade, no encontro da Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso com o anel viário, a rotatória é uma das mais importantes do município e cartão postal para todos os visitantes que adentram Pindamonhangaba.

Após receber um importante trabalho de segurança no trânsito (com eliminação de pontos de conflitos e redução do número de acidentes a quase zero) e também um novo projeto paisagístico no local, a Prefeitura prepara uma nova ação que irá homenagear o patrono do espaço.

No último dia 16 de julho, o prefeito Isael Domingues e o vice-prefeito Ricardo Piorino receberam na cidade os irmãos do saudoso atleta João do Pulo e conversaram sobre a possibilidade de um novo monumento que represente com mais dignidade a grandeza e o nome de João do Pulo.

“O João foi um ícone do esporte e sempre amou Pindamonhangaba. Para nós da família, essa proposta realmente seria uma emoção muito grande para que o nome dele não morra e um novo monumento nesta rotatória tem o nosso total apoio”, afirmou Ana Maria, irmã do João do Pulo, acompanhada dos irmãos Pedro e Celso.

Com aval da família, a população também foi consultada através de redes sociais e após a participação de centenas de munícipes, 96% viram com bons olhos a implantação de um novo monumento na rotatória João do Pulo.

Na manhã deste sábado (1º), a Prefeitura retirou o atual monumento que representa o atleta para iniciar os preparativos para uma nova e significativa homenagem ao atleta.
“Com certeza, toda obra de arte é bem-vida e merece ser respeitada. O monumento retirado não será jogado fora e, portanto, não haverá desperdício nenhum. Todo o material retirado será aproveitado em um novo projeto que em breve iremos divulgar. Porém, agora vamos atender uma antiga reivindicação da população que é implantar uma homenagem que realmente represente nosso atleta”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino.

Maioria aprova

Para Carol Silva, “passou da hora de arrumar isso, pois o maior ícone da cidade merece respeito”. Morador do Ouro Verde, Adair Moreira afirmou que o atleta merece ser lembrado de uma maneira que só de olhar qualquer cidadão saiba que se trata dele. “Concordo plenamente. O pessoal diz que passou na rotatória do homem de lata. Isto tem que mudar, sem dúvida”.

Dorival Armend parabenizou a iniciativa. “Precisa ser resgatada a verdadeira imagem em estátua dele, sim. Super apoio e acho que fará da rotatória um ponto turístico para que esse atleta seja eternamente lembrado. Louco para ver essa mudança”.

Ligado ao atletismo, Manoel Pires afirmou que será a primeira estátua de um atleta da modalidade. “Passei por aí várias vezes e desconhecia que o homem de lata representava o nosso atleta, fiz em Pinda várias competições da Federação assim como Jogos Regionais. Parabéns! O nosso atletismo agradece”, afirmou Pires.

Sueli Salomão conheceu João do Pulo e apoia a iniciativa. “Tenho vergonha de dizer que este amontoado de lata representante um ícone do esporte brasileiro. Como ponto de referência, sempre me referi ao homem de lata”.

Quem foi João do Pulo?

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, foi um atleta especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetra-campeão panamericano no salto triplo e no salto em distância. Militar e também político ao final de sua carreira quando elegeu-se Deputado Estadual. Participou das Olimpíadas de 1976 (Montreal) e de 1980 (Moscou). Sofreu um acidente automobilístico em 22 de dezembro de 1981, quando teve que amputar sua perna direita e encerrar sua carreira. Faleceu aos 55 anos em São Paulo, no dia 29 de maio de 1999 e foi sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.


Publicidade