Início Pindamonhangaba Apps, podcasts e vídeos reinventam a maneira de estudar

Apps, podcasts e vídeos reinventam a maneira de estudar

Foto ilustrativa/Divulgação/Internet
Publicidade

Plataformas digitais complementam os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvem o senso crítico

Os aplicativos, podcasts e vídeos voltados para estudos estão cada vez mais presentes na rotina dos alunos e ganharam ainda mais relevância durante a quarentena. Com as aulas sendo aplicadas remotamente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o uso da tecnologia complementa o conteúdo dado pelas escolas e tem sido um aliado para quem está se preparando para prestar vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Rodrigo Lopes Carbogim, professor do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Pindamonhangaba, explica que as gerações millennials, nascidos entre 1980 e 1995, e centenniums, nascidos a partir de 1996, cresceram na mesma época em que as novas tecnologias foram criadas e as incorporaram ao dia a dia. “Isso faz com que esses grupos de pessoas as usem de forma híbrida e desassociada, criando uma nova forma de estudar e enriquecer os conteúdos ensinados nas escolas”, destaca.

O professor reforça que os vestibulares estão se afastando de questões decoradas e mecânicas, mas buscando avaliar leitura de mundo, senso crítico, capacidade de fazer conexão entre as áreas do conhecimento e de desenvolver soluções criativas. “Em um ambiente de aprendizagem, os conhecimentos são vistos, partilhados e debatidos constantemente, mas não na frequência dos acontecimentos e dos focos individuais de cada aluno, que podem explorar as tecnologias para associarem o que aprendem às suas vivências”, ressalta. 

Pensando em ajudar os jovens que estão no final do ensino médio a se prepararem para as provas do vestibular e ENEM, o professor selecionou algumas ferramentas que fazem toda a diferença na hora de estudar. Confira:

·         AppProva – o app que disponibiliza simulados de diversas disciplinas, com base em exames anteriores do ENEM mesclados com questões inéditas. O teste é realizado com cronômetro e, ao final, é possível comparar o desempenho com o de estudantes de todo o Brasil.

·         Xadrez Verbal – o podcast apresentado por Matias Pinto e Filipe Figueiredo aborda as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate.  

·         Fronteiras Invisíveis do Futebol – Filipe Figueiredo e Matias Pinto, do Xadrez Verbal, conversam neste podcast a respeito de geopolítica, debatendo fatos da história mundial que aconteceram simultaneamente a acontecimentos marcantes do futebol.

·         Química Simples – o canal no YouTube se propõe a ensinar química de uma forma simples e divertida, deixando o conteúdo mais atrativo e compreensível.

·         Se organizar os estudos for um grande desafio, Rodrigo tranquiliza: existem plataformas, como o OneNote e Evernote, que auxiliam a implementar uma rotina produtiva de estudos.

Preparação para o mundo do trabalho

Para os pais que sonham em proporcionar aos filhos uma formação integral que permite concluir o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, o Senac Pindamonhangaba abre inscrições para o Ensino Médio Técnico em Informática em 19 de agosto, disponibilizando 40 vagas por turma, entre bolsistas e pagantes. As aulas terão início em janeiro de 2021.

            O Ensino Médio Técnico em Informática foi lançado em 2019 e atualmente duas turmas estão em andamento, onde cerca de 80 alunos vivenciam o Jeito Senac de Educar. O curso tem duração de três anos e ao término os estudantes estão preparados para prestar o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras, além de estarem capacitados para atuar como técnicos em informáticas e realizar o planejamento e a execução dos processos de manutenção de computadores, operação de redes locais de computadores e o desenvolvimento de aplicativos computacionais.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Informações: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Facebook: www.facebook.com/senacpindamonhangaba

Instagram: www.instagram.com/senacpinda


Publicidade