Início Aparecida Decreto estabelece cronograma de reabertura gradual do Santuário de Aparecida

Decreto estabelece cronograma de reabertura gradual do Santuário de Aparecida

Foto: Matheus Andrade/divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Aparecida (SP) publicou, nesta segunda-feira (29), um decreto que permitirá a retomada gradual da presença de público nas celebrações do Santuário Nacional e das atividades econômicas na cidade, bem como da rede hoteleira e da feira livre.Matheus Andrade

Foto: Matheus Andrade/divulgação

De acordo com a administração municipal, tanto o Santuário Nacional quanto a rede hoteleira podem reabrir no dia 28 de julho, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Já a feira livre tem como data prevista para a retomada de suas atividades o dia 15 de agosto.

Na última sexta-feira (26), a Basílica da Padroeira do Brasil recebeu a visita de equipes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise da Prefeitura de Aparecida. Na ocasião, foram apresentados os protocolos que o Santuário Nacional desenvolveu para a retomada das atividades celebrativas com a presença de devotos.

O plano apresentado ao Comitê de Crise detalha o fluxo que os romeiros deverão seguir ao entrarem no complexo de acolhida da Basílica, abordando desde a aferição de temperatura corporal até a orientação sobre os locais que os fiéis deverão ocupar dentro do templo.

Foto: Tiago Leon/divulgação

Veja nota completa aqui: Santuário Nacional se prepara para volta de devotos em celebrações

Ainda segundo a prefeitura, as datas foram definidas com base na modelagem SEIR, utilizada pelo Estado de São Paulo, que projeta os números de casos (confirmados e suspeitos) de coronavírus em Aparecida, em diferentes cenários. Após análise da atual situação da doença no município e de reuniões com representantes de diferentes setores da cidade, chegou-se à determinação dos dias para a reabertura gradual.

Desde o início do período de quarentena no Estado de São Paulo, o Santuário Nacional já adotou medidas que visam o combate à Covid-19.


Publicidade