Início São José dos Campos Empresas de São José dos Campos se unem para combater coronavírus na...

Empresas de São José dos Campos se unem para combater coronavírus na favela de Paraisópolis

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Ação realizada pelo Grupo Farma Conde inclui desinfecção com pulverizadores e drones, além da doação de 20 mil máscaras e 20 mil frascos de álcool

A partir das 8h desta quinta-feira (23/04), a favela de Paraisópolis na cidade de São Paulo será contemplada com serviço de pulverização contra o coronavírus. O serviço implementado pela Farma Conde, inicialmente em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, foi requisitado por várias cidades, que agora também passam a receber a pulverização.

Para a realização da ação em Paraisópolis, a Farma Conde vai utilizar quatro pulverizadores de grande porte, puxados por tratores, 50 pulverizadores individuais de costas, além de oito drones. A utilização dos drones de pulverização de lavoura foi viabilizada a partir de parceria firmada com a empresa VOA, de São José dos Campos. Cada drone tem capacidade de cobertura de área de 20 hectares por dia.

Para cobrir a área da favela, que conta com 100 mil habitantes e está localizado na zona sul de São Paulo, será necessário o apoio de uma equipe de 60 pessoas também contratadas pela Farma Conde. Além do serviço de pulverização, a equipe irá distribuir 20 mil máscaras, 20 mil frascos de álcool em gel e 20 mil frascos de vitamina C para os moradores.

Para implementar a ação de pulverização, a Farma Conde investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição dos equipamentos de pulverização, além de tratores, matéria-prima e contratação de pessoal. O objetivo da empresa é colaborar com o poder público no combate ao Covid19.

Os quatro pulverizadores de grande porte têm capacidade reservatória de 2 mil litros cada um. Esses equipamentos são utilizados para pulverizações de grandes extensões, sendo transportado por tratores.

Em complemento aos pulverizadores de grande porte, são utilizados também 50 equipamentos de pequeno porte, que são manuseados individualmente. A capacidade de cada um é de 20 litros. Tais equipamentos são utilizados para pulverização de áreas menos extensas e de acesso mais difícil.

Já a matéria-prima a ser utilizada é o hipoclorito de sódio, produto largamente utilizado como desinfectante. É importante ressaltar que o produto não oferece toxidade para o ser humano nem para animais.

Para o líder comunitário de Paraisópolis e coordenador nacional do G10 das Favelas, Gilson Rodrigues, a parceria com a Farma Conde possibilita atender os moradores da comunidade de forma mais eficaz no combate ao novo coronavírus. “Essa parceria é uma resposta do nosso cuidado com a comunidade. A ação atende a população de Paraisópolis. Na ausência de políticas públicas, nós, moradores de favelas, estamos criando nossas próprias políticas. Os números de infectados nas periferias estão aumentando a cada dia e precisamos proteger as comunidades e preservar a saúde dos moradores”.

Segundo o CEO da empresa VOA, Nei Brasil, a possibilidade de contribuir com uma comunidade como a de Paraisópolis é de grande importância ao mostrar o potencial dos drones no combate ao coronavírus. “A parceria com a Farma Conde fortalece nossa campanha para disseminar o potencial do uso de drones contra a disseminação do COVID-19. Já contamos com 15 drones à disposição para esse serviço. Nosso time faz uma avaliação das áreas e as qualifica para as operações. Esperamos assim contribuir com nosso país no combate a essa pandemia”, explica.

O Presidente do Grupo Conde, Mário Muniz, disse que após o início dos trabalhos em São José, várias prefeituras da região passaram a solicitar o serviço de pulverização. “Na última semana já pulverizamos São Luiz do Paraitinga e Paraibuna. Para esta semana, montamos um cronograma contemplando outras seis cidades, além do bairro de Paraisópolis.

Segundo ele, as próximas cidades que receberão o serviço são Tremembé, Cruzeiro, Salesópolis, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião.

“A Farma Conde acredita que nesse momento todos os segmentos da sociedade precisam dar sua colaboração para combater a pandemia do coronavírus. Esperamos também que nossa iniciativa inspire outros empresários na adoção de ações de apoio ao poder público”, enfatiza Muniz.


Publicidade