Início Pindamonhangaba UPA Cidade Nova entra em fase final e será liberada para leitos...

UPA Cidade Nova entra em fase final e será liberada para leitos de pacientes com coronavírus em Pinda

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba vem mobilizando seu efetivo, sob comando da Secretaria de Obras e Planejamento, para dar total prioridade ao término da construção das duas unidades de pronto atendimento do município.

Após diversas intercorrências como saída da construtora e registros de furtos e vandalismo nas construções, as obras foram retomadas no final de 2019 e tiveram seu ritmo acelerado agora em março, em função do avanço no novo coronavírus.

A UPA Cidade Nova está sem fase de finalização das instalações elétricas internas e iniciou os serviços de repintura (interna e externa) que estão sendo realizados por empresa terceirizada. Outra frente de trabalho, com servidores da Prefeitura, está dando suporte em toda a parte externa, realizando os acessos e infraestrutura para o abrigo do gerador.

A previsão é que essa unidade seja liberada para uso dos profissionais da saúde já no próximo mês de abril. Segundo a Secretaria de Saúde do município, seguindo um cenário mais crítico apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tendo em vista a necessidade de mais leitos para enfrentar a pandemia, as instalações da UPA Cidade Nova receberá inicialmente 30 leitos intermediários de atendimento médico para pacientes testados positivamente para o novo coronavírus Covid-19.

“Sabemos que num cenário mais crítico nossas instalações não serão numericamente suficientes para enfrentar a doença. Mas estamos trabalhando dia e noite com todas as opções possíveis e imagináveis”, salientou Valéria Santos, secretária municipal de Saúde.

Ela ainda lembrou que o convênio com a Santa Casa de Misericórdia, local onde o município tem 10 leitos de unidade de tratamento intensivo, foi ampliado excepcionalmente e teve um aumento de 110% em seu número de leitos, chegando a 21 leitos com todos os equipamentos necessários para entubar um paciente que apresentar o quadro mais delicado.

UPA Araretama – A outra unidade de pronto atendimento, localizada no bairro do Araretama também está em ritmo acelerado. Atualmente, o prédio está recebendo a execução da tubulação de gases, bem como os serviços de forro de gesso e pintura e ainda a finalização dos detalhes da parte elétrica e hidráulica.

Outra equipe está atuando na área externa com a pavimentação do estacionamento e realização do serviços para acessos ao prédio. A unidade deverá entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2020.

Publicidade