Início Pindamonhangaba Limpeza pública tem redução de efetivo em Pindamonhangaba

Limpeza pública tem redução de efetivo em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A limpeza pública de Pindamonhangaba está com efetivo reduzido para a realização dos serviços nos espaços e prédios públicos. O fato se deve ao grande número de servidores e terceiros que realizam esse serviço estarem em grupo de riscos à pandemia do novo coronavírus.

Os serviços de corte de grama e limpeza pública em geral é realizado hoje em quatro frentes: diretamente por servidores da Prefeitura, pelos internos da PEMANO através do convênio com a FUNAP, pelos beneficiários do PEADs (frente de trabalho) e terceirizado pela empresa Coletora Pioneira.

Destes, somente a Pioneira está conseguindo manter seu efetivo, embora também já tenha comunicado à Prefeitura que terá algumas baixas com seus colaboradores que fazem parte do grupo de risco. “A FUNAP cancelou a saída de seus 54 reeducandos. Os bolsistas do PEAD que nos ajudam somam 35 homens e todos foram dispensados. Dos 48 servidores, hoje estamos contando com a atuação de apenas 17, pois a maioria tem mais de 60 anos ou com doença crônica. Isso trouxe uma redução de 50% da nossa mão de obra”, explicou Maria Eduarda San Martin, secretária de Meio Ambiente.

Diante do quadro crítico, a Prefeitura está priorizando os serviços em locais essenciais como unidades de saúde, vias de maior movimentação e locais com possíveis focos de dengue, visando preservar a segurança dos munícipes. “Pedimos que a população colabore ainda mais. Sabemos que a limpeza da frente dos imóveis é por conta de cada proprietário e agora tendo mais tempo em sua casa, fazemos um apelo para a população manter seu bairro limpo. Evite ainda mais jogar lixos e material inservível em vias públicas, pois além de colaborar com a saúde é um ato ilegal e poderá ser punido”, finalizou Maria Eduarda.

A Prefeitura informa que a coleta do lixo domiciliar está sendo realizado normalmente pela Coletora Pioneira, sem nenhum prejuízo à população.

Publicidade