Início Taubaté Área de Museus de Taubaté define calendário de ações para 2020

Área de Museus de Taubaté define calendário de ações para 2020

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté define um calendário de ações para a Área de Museus. As atrações têm início em janeiro, seguem até dezembro e serão divulgadas mês a mês.

Até o dia 31 de janeiro, os interessados podem conferir uma exposição que traz os trabalhos de artes visuais com a temática “Patrimônio Cultural de Taubaté”, produzidos pelos alunos do Centro Cultural Toninho Mendes. A mostra reúne técnicas diversas como xilogravuras, pinturas a óleo e acrílico, giz pastel e lápis de cor. O objetivo é demonstrar ao visitante a diversidade de técnicas desenvolvidas nos cursos ofertados pela Secretaria de Turismo e Cultura. O público confere essas obras no espaço de exposição temporária Francisco Leopoldo e Silva, que fica na sede da Área de Museus, à avenida Thomé Portes del Rey, 925 no Jardim Ana Emília.

A sede da Área de Museus; o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato (Sítio do Picapau Amarelo); o Centro Cultural Toninho Mendes e a Biblioteca Municipal Prof. José Jerônymo de Souza Filho (Praça Dr. Barbosa de Oliveira) recebem até 2 de fevereiro a exposição “Presépios: um olhar, um presente”. São peças produzidas pelos alunos da oficina “Santaria”, ministrada por Alexandre de Morais, que os convidou a produzirem uma peça do Presépio de Natal a partir de suas visões criativas.

No Museu da Imigração Italiana, em Quiririm, a atração é a exposição “Santa Terezinha”, que fica disponível para visitação até o final deste mês. São três painéis com fotografias que contam a história da santa, da construção do santuário e da transformação paisagística da praça com a passagem dos anos.

E no Museu Monteiro Lobato, a programação de janeiro faz parte do programa “Férias no Museu é Legal”. Durante a semana, de terça a sexta-feira, a programação conta com visitas monitoradas a partir das 10h30, presença e interação com os personagens da Turma do Sítio a partir das 13h. Uma sessão de teatro às 15h, devendo o visitante retirar uma senha com 30 minutos de antecedência na porta do casarão. Das 13h às 16h30 oficinas pedagógicas como Presentes de Ano Novo (de 14 a 17 de janeiro), Dobraduras da Cuca (de 21 a 24 de janeiro) e Pintura Facial (28 a 31 de janeiro). No final de semana, dias 11 e 12 de janeiro, haverá duas sessões de teatro, às 11h e às 16h e a dois horários, das 10h às 12h e das 14h às 16h, oficina pedagógica Petecas do Visconde.

O intuito das ações é aproximar o público da produção cultural desenvolvida em Taubaté.

Publicidade