Início São José dos Campos Processo seletivo para Cia Jovem de Dança abre inscrições em São José...

Processo seletivo para Cia Jovem de Dança abre inscrições em São José dos Campos

(Foto: divulgação/PMSJC)
Publicidade

Já estão abertas, no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, as inscrições para o processo seletivo do projeto Cia Jovem de Dança de São José dos Campos. Elas devem ser feitas até o dia 2 de fevereiro em formulário próprio.

Conforme edital publicado no site da instituição, estão sendo disponibilizadas até 120 vagas, que serão distribuídas em quatro núcleos: infantil, juvenil, semiprofissional e profissional.

O projeto visa formação artística e profissionalização em dança para interessados com ou sem experiência artística. A maioria das vagas é destinada a candidatos de São José, mas moradores das demais cidades da Região Metropolitana também podem concorrer aos núcleos infantil e juvenil; bem como os que residem em outras cidades do Brasil podem se inscrever para os núcleos semiprofissional e profissional.

Os bailarinos aprovados em audição no ano passado, que desejarem permanecer no projeto, deverão renovar a contratação com o núcleo correspondente no período de 27 a 31 janeiro.

Seleção

A fase de seleção dos candidatos inscritos será realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro em quatro locais (CC Flávio Craveiro, CC Chico Triste, CC Tim Lopes e Centro Cultural Clemente Gomes), de acordo com os núcleos. O resultado da classificação dessa seleção será divulgado no site da Fundação Cultural no dia 11 de fevereiro e o resultado final no dia 5 de março.

Núcleos descentralizados

Núcleo infantil: destinado a bailarinos amadores, com ou sem formação em dança, que tenham entre 7 e 12 anos completos. Os candidatos aprovados poderão frequentar as aulas no Centro Cultural Clemente Gomes (Santana), Casa de Cultura Chico Triste (Vila Tesouro) ou Casa de Cultura Flávio Craveiro (Dom Pedro I).

Para fazer parte do projeto, os integrantes deste núcleo também devem estar matriculados em escolas do ensino fundamental, mantendo a regularidade e a frequência escolar. Além disso, precisam se comprometer a participar de todas as atividades do grupo, sem direito ao recebimento de qualquer valor por isso.

O tempo máximo de permanência do bailarino nesta etapa é de quatro anos, sendo que os integrantes que completarem 11 anos, e estiverem aptos, poderão ingressar no núcleo juvenil por meio de audição.

Núcleo juvenil: reunirá bailarinos amadores com formação básica em qualquer estilo de dança, com idade entre 11 e 17 anos completos. Eles também poderão escolher um dos dois locais para frequentar as aulas: Centro Cultural Clemente Gomes (Santana) ou Casa de Cultura Tim Lopes (Bosque dos Eucaliptos).

Os bailarinos deste núcleo devem ser alunos regularmente matriculados em escolas do ensino fundamental ou médio e manter a regularidade e frequência escolar como condição de participação no grupo; se comprometendo a participar de todas as atividades do grupo, sem direito ao recebimento de valores.

O tempo máximo de permanência do bailarino nesta etapa é de quatro anos; sendo que os integrantes que completarem 16 anos, e estiverem aptos, poderão ingressar no núcleo semiprofissional por meio de audição.

Núcleo semiprofissional: disponibiliza até 12 vagas para bailarinos com conhecimento e experiência anterior na prática da dança, com idade entre 16 e 22 anos. Os aprovados participarão de aulas no Centro Cultural Clemente Gomes (Santana). Os jovens deste núcleo receberão uma bolsa estímulo às artes no valor de R$ 800,00.

Os menores de 18 anos devem ser alunos regularmente matriculados em escolas do ensino médio ou apresentar certificado de conclusão. Caso não tenham concluído o ensino médio devem manter a regularidade e frequência escolar, como condição de participação no projeto.

O tempo máximo de permanência do bailarino nesta etapa é de quatro anos, sendo que os integrantes que completarem 18 anos e, estiverem aptos, poderão ingressar no núcleo profissional por meio de audição.

Núcleo profissional: voltado a profissionais de dança clássica e contemporânea, com conhecimento e experiência anterior na prática de dança e idade entre 18 e 30 anos. O bailarino inscrito deve ter registro profissional na categoria ou compatível. As aulas acontecerão no Centro Cultural Clemente Gomes. Os profissionais deste núcleo receberão uma bolsa de estímulo as artes no valor de R$1.300,00 reais.

Em contrapartida aos estudos e atividades proporcionadas ao núcleo profissional, os bailarinos aprovados e contratados deverão desenvolver atividades práticas de orientação artística nas oficinas de dança das Casas de Cultura, nos núcleos iniciantes da Cia ou proporcionando a formação em dança nos bairros e parceiros onde a Fundação Cultural Cassiano Ricardo possui atividades com a comunidade.

Os bailarinos deste núcleo têm possibilidade de prorrogação contratual por até 5 anos a partir da data de aprovação na audição, mediante avaliação do diretor artístico, sendo desejável que as próximas vagas sejam preenchidas por bailarinos de outros núcleos da Cia Jovem de Dança, completando a formação artística proposta pelo projeto. Ou poderão permanecer no projeto até completarem 35 anos.

Avaliação e frequência

Periodicamente os bailarinos serão submetidos a audições internas para avaliação de desempenho individual e/ou coletivo, que podem resultar em desligamento das atividades caso a nota da avaliação seja menor que 6. A frequência nas atividades é obrigatória e a ausência consecutiva ou não em até três atividades, sem justificativa e autorização prévia da coordenação, poderá causar desligamento do projeto.

A desistência injustificada, o desligamento por faltas ou problemas disciplinares poderão causar aplicação de penalidade ao responsável, que deverá devolver o valor investido por não ter cumprido o objetivo proposto.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7328

Publicidade