Início São José dos Campos Corpo de Bombeiros de São José dos Campos tem novo caminhão para...

Corpo de Bombeiros de São José dos Campos tem novo caminhão para salvamentos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

O Corpo de Bombeiros de São José dos Campos recebeu nesta sexta-feira (10) um novo caminhão que será utilizado para combate a incêndio e salvamento.

A viatura foi adquirida pelo governo do Estado de São Paulo, em investimento de cerca de R$ 600 mil.

O Auto Bomba Salvamento reforçará a estrutura de trabalho da corporação.

É uma viatura equipada e estrategicamente montada para atender os mais variados tipos de ocorrências de incêndio e salvamento, podendo ser tripulada por até cinco bombeiros.

Por ter em sua estrutura um tanque com capacidade de 4 mil litros de água, três expedições de 250 galões por minuto e um canhão de 500 galões por minuto, torna-se uma eficiente ferramenta para combate a incêndios.

Para ocorrências de grandes proporções, possui um reservatório com 60 litros de líquido gerador de espuma para combate a incêndios com líquidos inflamáveis.

Salvamentos

O caminhão é uma viatura preparada para atuações em ocorrências de salvamento, possuindo como equipamentos um guincho frontal com capacidade de 5,4 mil quilos e extensão de 30 metros para movimentação de veículos em acidentes, bem como para ocorrências de soterramento e desabamentos que geram grandes estruturas a serem movimentadas.

Outro campo de atuação é a área de acidentes veiculares, tendo em seu interior uma grande quantidade de ferramentas e materiais específicos para desencarceramento e retirada de vítimas.
Em ocorrências com pouca ou nenhuma iluminação, possui dois holofotes de LED para longo alcance em sua parte traseira.

O caminhão atuará em todos os pontos da cidade.

O Corpo de Bombeiros de São José conta atualmente com três caminhões Auto Bomba que atuam prioritariamente em combates a incêndio e um caminhão para salvamentos especiais.

A frota inclui ainda um caminhão autoescada com alcance de 40 metros de altura, duas unidades de resgate (ambulâncias) e uma viatura do Grau (Grupo de Regaste às Urgências e Emergências).

Referência

Em 2019, o Corpo de Bombeiros de São José realizou 4.510 atendimentos e 1.448 vistorias em imóveis e prédios comerciais e residencias, além de socorrer 1.688 vítimas graves.

No total, 5 mil pessoas foram beneficiadas com palestras com informações para se evitar acidentes, afogamentos e incêndios.

Pela infraestrutura de trabalho e capacitação de seus profissionais, o Corpo de Bombeiros de São José é referência em todo o Estado de São Paulo.

São José e Campinas são as únicas cidades do interior de São Paulo que possuem serviço de resgate a acidentados com modalidade aeromédica.

O helicóptero sempre decola com um médico cirurgião e um enfermeiro, que realizam os atendimentos iniciais imediatamente e durante os deslocamentos para as unidades hospitalares.

Com isto, a chance de sobrevivência aumenta em até 60%.

O Corpo de Bombeiros de São José é comandado pelo capitão Antônio Carlos Bernardes, que também é o coordenador da Defesa civil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Trabalho em equipe

Presente à solenidade de entrega do caminhão Auto Bomba Salvamento nesta sexta, o comandante interino do Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, major Fabrício Lemos, destacou a importância da nova viatura para o trabalho diário da corporação.

“Este novo caminhão será fundamental para aprimorar ainda mais o trabalho e nossa missão de salvar vidas. Os bons resultados do Corpo de Bombeiros de São José em 2019 foram potencializados pela parceria com a Prefeitura e com a Defesa Civil”, disse o major.

“Este trabalho em equipe tem feito diferença no dia a dia e continuará agora em 2020 em prol da população”, complementou.

São José Unida

A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil integra as ações do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 para integrar o trabalho das forças policiais e instituições com o objetivo de otimizar o serviço prestado à população e diminuir os índices de criminalidade no município, o que tem acontecido de acordo com os estatísticas divulgadas mensalmente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Sob a liderança da Administração, participam do programa a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Desde o início da atual Administração em 2017, a Prefeitura tem investido na capacitação constante dos 24 agentes e 100 voluntários da Defesa Civil e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimoramento do atendimento à população.

Em 2019, a corporação realizou 164 combates a incêndio, 1.059 vistorias em residências e 409 atendimentos em ocorrências de quedas de árvores.

Publicidade