Início Pindamonhangaba CONSEG pede restrição ao consumo de álcool e mais efetivo para Policia...

CONSEG pede restrição ao consumo de álcool e mais efetivo para Policia Civil em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Em sua última reunião ordinária do ano, o Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (CONSEG) discutiu a implantação de uma nova legislação para restrição do consumo de álcool em espaços públicos e enviará às autoridades pedido para aumento do efetivo da Polícia Civil no município.

O encontro, realizado na ultima terça-feira (3), contou com a presença do presidente do Conselho, Alexandre Pió, do Delegado Dr. Vinicius Garcia (representando a Polícia Civil) e da Diretora de Trânsito Luciana Viana (representando a Secretaria de Segurança Municipal).

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

O representante da Polícia Civil ressaltou o importante trabalho investigativo que desmantelou uma quadrilha de São José dos Campos que vinha praticando constantes furtos à residência, identificando sete suspeitos e efetuando a prisão de quatro deles. “Tratavam-se de casos semelhantes com prática de furto utilizando um gol preto e um corsa. Com o esclarecimento percebemos uma sensível queda do número de furtos”, afirmou Dr. Vinicius.

A Polícia Militar encaminhou dados sobre o comportamento das ocorrências no mês de
outubro, identificando queda em quase todas as modalidades de crime.

IndicadoresNov 2018Nov 2019
Homicídio0101
Roubo4343
Furto122114
Roubo de veículo1209
Furto de veículo2811
Roubo de carga0100

O destaque no ano é para a queda do número de homicídios. Em 2017 foram registrados 22 caso, caindo para 17 homicídios em 2018 e até novembro foram computados 13 mortes.

Lei Seca

Outro ponto abordado foi a assinatura de abaixo assinado para encaminhar às autoridades municipais solicitando a implantação de uma legislação que restringe o consumo de bebidas alcoólicas nos logradouros públicos após as 22h e em qualquer horário nas proximidades de escolas. A lei fixa penalidade e multa para quem descumprir a lei e destinação da arrecadação para a Secretaria da Educação.

No manifesto o CONSEG cita a redução de criminalidade, queda do consumo de álcool e droga e outras ocorrências como pertubação de sossego.

Efetivo da Polícia Civil

Durante o debate, o público presente deliberou sobre o encaminhamento de propositura para Seccional da Polícia Civil e Governo do Estado solicitando priorizar Pindamonhangaba para nomeação de mais efetivo para a Civil com mais escrivães e investigadores. “A região é sempre apontada como uma das mais violentas, a cidade cresce com mais habitantes, temos um enorme distrito policial em Moreira César, porém falta servidores para dar mais agilidade no trabalho investigativo da nossa Civil”, afirmou Alexandre Pió.

Homenagens

A reunião foi finalizada com a entrega de homenagens para personalidades que colaboram com o trabalho do CONSEG. Receberam o diploma de Amigos do Conseg o radialista José Luiz Souza (Pepe – Difusora FM) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (em virtude do trabalho de abordagem social realizado no segundo semestre do ano). O casal João Carlos Valadão e Mariléia Melo recebeu o diploma de Honra ao Mérito em virtude do trabalho executado no CONSEG durante a década de 90.

Publicidade