Início São José dos Campos Trilha ecológica destaca patrimônio arbóreo da Vista Verde em São José dos...

Trilha ecológica destaca patrimônio arbóreo da Vista Verde em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Neste domingo (24), a partir das 8h, acontece uma Trilha Ecológica no bairro Vista Verde, região leste de São José do Campos. O ponto de encontro será na praça Nossa Senhora da Soledade.

As inscrições para a atividade podem ser feitas neste link.

A caminhada, com duração de aproximadamente 2 horas, vai passar por caminhos verdes do bairro, que se destaca pela presença de belas alamedas e árvores frondosas. Implantada na década de 70, a Vista Verde teve um projeto urbanístico diferenciado, marcado por um alto grau de arborização.

A realização das trilhas por trechos da floresta urbana visa demonstrar a riqueza da diversidade de espécies de plantas e as informações mais interessantes sobre cada árvore observada nos caminhos, além da própria história do lugar.

Arboriza São José

A ação faz parte do Programa “Arboriza São José”, da Prefeitura de São José dos Campos, sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com a cooperação da organização da sociedade civil Amigos da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier.

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Publicidade