Início São José dos Campos Cidade Cidadã fecha temporada com mais de 1.000 participantes em São José...

Cidade Cidadã fecha temporada com mais de 1.000 participantes em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou, na noite desta segunda–feira (18), na Câmara Municipal, a última etapa do Cidade Cidadã.

O programa teve a participação de mais de 1.000 estudantes do ensino médio de quatro escolas estaduais: Yoshiya Takaoka (região norte), Lourdes Maria de Camargo (região sul), Valmar Lourenço Santiago (região leste) e Estevam Ferri (região central).

Os alunos debateram temas relacionados à juventude, como drogas, suicídio, segurança no trânsito, consciência digital, gravidez precoce, além de participarem de oficinas culturais e serviços.

Para Daniel de Alencar Souza, estudante da escola Lourdes Maria de Camargo, o projeto foi importante por transmitir a experiência de trabalhar em grupo com amigos da escola. “O Cidade Cidadã visa melhorar o bairro, o que para nós moradores é ótimo”, disse.

Já para Gabriel César Bueno de Arruda, da escola Estevam Ferri, o projeto proporcionou a prática da união. “Esse trabalho de equipe foi muito importante para alunos e pais saberem o que poderiam melhorar na região”, afirmou.

O Cidade Cidadã foi lançado em maio deste ano, durante o 2º Encontrão de Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Ensino.

Módulos

O programa foi dividido em três módulos. O primeiro, de serviços, levou os estudantes para o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fornece carteiras de trabalho. O Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) cadastra os interessados em programas de estágios e no Jovem Aprendiz.

O segundo foi um módulo de informação, com um bate-papo descontraído sobre assuntos ligados à realidade da população jovem. A radialista, voluntária, Shirley de Souza fez a mediação entre os expositores e estimulou ao máximo a participação dos estudantes, utilizando as redes sociais, com perguntas e comentários. As palestras foram intercaladas por apresentações de música ao vivo. Os parceiros foram as secretarias municipais de Saúde, Apoio Social ao Cidadão e Mobilidade Urbana, além da Polícia Militar e do CVV (Centro de Valorização da Vida).

O terceiro módulo iniciou-se com os quatro grupos participando do Projeto “City Tour” da Prefeitura, que incluiu uma visita ao MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), ao 1º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) e ao Parque Ribeirão Vermelho, na região oeste da cidade.

Depois, os jovens das quatro Escolas Estaduais, realizaram oficinas no Inpe, sendo capacitados no Sistema de Informações Geográficas. Os alunos mapearam os equipamentos públicos do entorno de suas escolas e irão propor sugestões utilizando a Cartografia como instrumento de diálogo.

As atividades envolveu a elaboração de um mapa participativo que contém a localização e condições de uso dos equipamentos públicos locais localizados a um raio de aproximadamente 2 km das escolas, assim como, a localização de equipamentos públicos sugeridos por estes jovens, visando uma melhoria na qualidade de vida e da região.

Todo esse trabalho de mapeamento apresentado à Prefeitura e ao Poder Legislativo, na Câmara Municipal, com a participação dos pais, professores, coordenadores e diretores das Escolas Estaduais participantes, com o objetivo de contribuir para uma melhor Organização e Gestão do Território.

Programa Cidade Cidadã

O Programa Cidade Cidadã é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos com base legal no Estatuto da Juventude e está sendo implantado em parceria com a Diretoria de Ensino da região. A gestão é da Assessoria de Programas para a Juventude da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Em 2020, o programa chegará às outras escolas estaduais selecionadas pela Diretoria de Ensino.

Publicidade