Início Pindamonhangaba Especialista do Senac Pindamonhangaba alerta para os cuidados com os pés na...

Especialista do Senac Pindamonhangaba alerta para os cuidados com os pés na terceira idade

Alta procura por cursos relacionados ao tema fez Senac Pindamonhangaba abrir turma específica de Podologia Geriátrica

A expectativa de vida da população brasileira atingiu 76 anos e continua a crescer. O dado é da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil – 2017, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Um dos impactos da rotina ativa na terceira idade está na sobrecarga dos pés, que suportam o peso do corpo ao longo dos anos e tendem a ficar mais frágeis, elevando a busca por serviços específicos de atenção à saúde do idoso.

Publicidade

Patricia Cordeiro dos Santos, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Pindamonhangaba, conta que é possível sentir esse mercado aquecido pela procura por cursos relacionados aos cuidados com os pés e mãos. “Desde a inauguração da unidade, em março do ano passado, a busca por qualificação nessa área cresceu cerca de 80%, nos incentivando a abrir uma turma só de Podologia Geriátrica, com início em novembro”, revela.

A docente destaca que as alterações comuns nos pés da pessoa idosa costumam provocar inseguranças, dores e instabilidade na marcha, fatores que causam limitações e comprometem a qualidade de vida. “Patologias, alteração de pisada, unhas encravadas, problemas de circulação, micose, frieiras, fissuras no calcanhar e pele ressecada são problemas comuns nesse ciclo de vida”, comenta.

“O profissional de podogeriatria possui todo o conhecimento sobre as alterações decorrentes do processo normal de envelhecimento, doenças crônicas típicas dessa etapa do ciclo de vida e, principalmente, das situações que permeiam as síndromes geriátricas e suas consequências, podendo ajudar os idosos na solução de problemas com os pés e proporcionar mais conforto e qualidade de vida”, esclarece a docente.

Patrícia reforça que os cuidados diários também ajudam a prevenir complicações, como examinar os pés com frequência para identificar anormalidades, cortar as unhas sem tirar as laterais, para evitar que fiquem encravadas, usar calçados com solado rígido e contraforte resistente, e secar bem os vãos entre os dedos após o banho. Essas medidas reduzem o risco de infecções, feridas e até a necessidade de amputações”, finaliza.

Serviço:

Senac Pindamonhangaba

Local: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Informações e inscrição: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Publicidade