Início Aparecida Pais devem ficar atentos para sinais de dislexia

Pais devem ficar atentos para sinais de dislexia

Shutterstock
Publicidade

Dificuldades na leitura e na escrita podem indicar dislexia, um transtorno que atinge entre 7% a 13% da população. Algumas características podem ser observadas nos filhos já na fase pré-escolar. O tratamento envolve a participação de especialistas multiprofissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista, que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.

Antes de frequentarem a escola, as crianças já apresentam algumas características especificas do distúrbio. Abaixo listamos alguns exemplos. Fique atento aos sinais:

Dispersão;

Fraco desenvolvimento da atenção e da coordenação motora;

Dificuldade com quebra-cabeças;

Falta de interesse por livros impressos.

Já na idade escolar é importante que os pais fiquem atentos em aspectos como dificuldade de organização motora, confusão para nomear entre esquerda e direita, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares, dificuldade em manusear mapas e dicionários.

A fonoaudióloga Nanci Mecenas alerta que os país que observarem estas características devem procurar ajuda de um especialista. “Procurar um profissional na área ainda é a melhor conduta a ser tomada no sentido de se diagnosticar a dislexia”. Dessa forma, o profissional irá definir as melhores atividades para o desenvolvimento da criança.

Publicidade