Início São José dos Campos Orquestra Jovem do Estado apresenta concerto neste sábado em São José dos...

Orquestra Jovem do Estado apresenta concerto neste sábado em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Referência em excelência musical no Brasil, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo é a atração deste sábado (9) do Teatro Municipal, no centro da cidade. A partir das 19h, os músicos apresentarão um espetáculo voltado ao público jovem, mas que promete encantar todas as idades. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados a partir do dia 7 no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo ou na bilheteria do local, com 1 hora de antecedência.

O concerto terá regência de seu maestro titular, Cláudio Cruz, que já recebeu diversos prêmios e participou de vários festivais. A noite contará também com participação do violinista Felipe Bueno, vencedor do Prêmio Jovens Solistas – concurso que possibilita que jovens talentos tenham a oportunidade de atuar como solistas à frente do grupo.

No repertório, o grupo vai interpretar a Abertura Festival Acadêmico, de Johannes Brahms (1833-1897); Concerto Para Violino e Orquestra, de Max Bruck (1838-1920); Guia dos Jovens Para a Orquestra, de Benjamin Britten (1913-1976); e o famoso poema sinfônico Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Dukas (1865-1935).

O espetáculo é uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Santa Marcelina Cultura.

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo

Com uma exigente programação artística, a Orquestra Jovem do Estado é referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística. Desde sua reformulação, em 2012, a orquestra apresenta uma marcante identidade sonora, com uma forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores.

Regularmente, realiza turnês no exterior, com atuações elogiadas pela crítica internacional. O grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como Lincoln Center, em Nova York; Kennedy Center, em Washington; e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês La Côte-Saint-André, interpretando a Sinfonia Fantástica.

A orquestra é mantida pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, organização social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro

Publicidade