Início São José dos Campos Startup Weekend reúne 120 estudantes em busca do sonho de abrir sua...

Startup Weekend reúne 120 estudantes em busca do sonho de abrir sua startup em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Participantes passarão o fim de semana imersos no Parque Tecnológico com o desafio de tirar boas ideias do papel; evento acontece simultaneamente em outras cidades do mundo

Mais de 120 estudantes universitários participam, de sexta (27) a domingo (29), do Startup Weekend no Parque Tecnológico, em São José dos Campos. Durante o evento, os participantes viram as 54 horas em busca de tirar do papel ideias de startups que possam solucionar problemas reais de diversas áreas.

Ao final da maratona, o desafio é convencer uma banca avaliadora, composta por empresários e empreendedores de sucesso, a investir no protótipo. O evento é idealizado pela aceleradora Techstar, que tem parceria com o Google, e acontece também em diferentes cidades ao redor do mundo. Em São José, a realização é da aceleradora Nexus.

O evento foi o embrião de startups que prosperaram, como a Easytaxi, criada no Startup Weekend Rio, em 2011; a AgroSmart, em Itajubá, 2013; e a OneCloud, vencedora do evento na edição Belo Horizonte, 2014.

Dinâmica

O primeiro passo do fim de semana de atividades é a formação de grupos que começam a desenvolver a solução para determinado problema, validando sua estratégia com mercado e potenciais clientes. Durante o processo, empresários experientes funcionam como mentores, que questionam e auxiliam as equipes.

“São José é uma cidade de vocação empreendedora. E esta é uma ótima oportunidade para se familiarizar com este meio, conversando com empresários da área paratirar as ideias do papel”, afirma Iuri Moura, um dos organizadores do evento.

Publicidade