Início Aparecida Decoração sustentável na Novena e Festa da Padroeira 2019

Decoração sustentável na Novena e Festa da Padroeira 2019

(Foto: Thiago Leon)
Publicidade

A Sala das Flores é o setor do Santuário, responsável pela ornamentação da basílica para as celebrações. No período de preparação para a Novena e Festa da Padroeira do Brasil os trabalhos neste setor se intensificam, com a decoração dos carros-andores, preparação das flores para as entradas especiais, decoração do Altar Central para as celebrações e ornamentação do trono de Nossa Senhora Aparecida.

Neste ano serão um total de 30 carros-andores e dois andores de ombro. Para este trabalho cerca de 50 pessoas estão envolvidas, por meio das equipes de serralheria, carpintaria, pintura, elétrica, manutenção, enfeites, ornamentação floral, além de colaboradores remanejados de outros setores, para contribuírem com as atividades neste período.

Esse é o caso da colaboradora Cleide Brito, atendente do Ponto de Encontro, que há um mês está ajudando na preparação do carro-andor que será usado na entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida no 3º dia da Novena. “Essa é a primeira vez que faço trabalhos manuais e tem sido muito bom ajudar na preparação da Festa”, relatou Cleide.

(Foto: Marília Ribeiro)

De acordo com Maria Bernadete da Silva, decoradora responsável pela organização ornamental, os enfeites deste ano irão trazer um apelo de reaproveitamento. “Usaremos materiais recicláveis como garrafas pet, cds, tampas, pneus, paletes, troncos, tocos de madeira, vergalhão que já foi usado, bambu, entre outras coisas que podem ganhar um novo uso”.

Todo o trabalho teve início no mês de julho, a partir do alinhamento das ideias com a equipe responsável pela liturgia das celebrações, de acordo com os temas propostos para cada dia de oração na Casa da Mãe.

“Tudo que a gente faz é pra Ela. A gente quer que saia tudo lindo, maravilhoso, perfeito. A gente faz tudo com o coração, para ajudar as pessoas que acompanham a novena, a rezarem”, detalhou Maria Bernadete.

Acompanhe a programação completa das Festividades de Nossa Senhora Aparecida e participe das homenagens à Padroeira do Brasil.

Publicidade