Início Pindamonhangaba Radialista Gil Arruda recebe Medalha “Percy Lacerda” em Sessão Solene na Câmara...

Radialista Gil Arruda recebe Medalha “Percy Lacerda” em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Projetos do vereador Rafael Goffi e da vereadora Gislene Cardoso foram aprovados por unanimidade

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 09 de setembro a 31ª Sessão Ordinária de 2019, na pauta da Ordem do Dia constaram quatro projetos de Lei, todos aprovados por unanimidade. Na ocasião, o Radialista Gil Arruda recebeu a Medalha “Percy Lacerda” por sua significante atuação na comunicação Pindamonhangabense.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

O vereador Rafael Goffi Moreira (PSDB), teve aprovado três proposituras: o Projeto de Lei n° 114/2019, que “Institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Pindamonhangaba o Dia Municipal de Combate às Drogas”, cuja proposta visa instituir e incluir no calendário oficial de eventos do município, a data de 26 de junho, que marca o Dia Internacional de Combate às Drogas, tema de fundamental importância que deve ser discutido com toda a sociedade, bem como a realização de uma Sessão Solene junto a esta Egrégia Casa de Leis, que certamente contribuirá para a ampla discussão da temática.

Outro projeto aprovado, o n° 157/2019, que “Institui o Dia da Campanha Quebrando o Silêncio no Município de Pindamonhangaba”. Esta proposta tem por objetivo dar visibilidade a uma campanha que, de forma rigorosamente educativa, motiva, desperta e conscientiza a sociedade e as vítimas da importância e absoluta necessidade de se denunciar o agressor, abusador; considerando que o silêncio é o maior obstáculo para identificação, cessação da conduta criminosa, acolhimento e tratamento das vítimas. O Dia da Campanha Quebrando o Silêncio é apenas um marco para uma campanha que se desenvolve durante todo o ano, mas recebe maior destaque e engajamento nas ações que ocorrem sempre no quarto sábado do mês de agosto, o chamado “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”. Nessa data, são realizadas atividades como passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações, sempre com o propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. A título informativo, em 2017, o foco da campanha foi abuso sexual e, em 2018, suicídio. Já em 2019 o foco é o combate ao abuso sexual infantil. A criação do “Dia da Campanha Quebrando o Silêncio” será de extrema importância para que o alcance do trabalho desenvolvido possa ser expandido, aumentando as chances de que sejam detectados quaisquer sinais de pessoas vulneráveis e evitando que mais vidas sejam ceifadas de maneira precipitada.

Outra propositura aprovada, o Projeto de Lei n° 161/2019, “Institui e inclui no Calendário Oficial de festas e comemorações do Município de Pindamonhangaba o evento – Festa da Colheita – da Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol”, a ser comemorado anualmente todo dia 5 de julho. Este projeto visa o resgate das tradições juninas numa perspectiva pedagógica e cultural, valorizando os festejos juninos e julinos e as influências dos diversos povos, possibilitando assim, o desenvolvimento de estratégias globalizadoras dos conhecimentos mediante o tratamento da informação, enfatizando ainda os jogos e as brincadeiras típicas dessa festa, o respeito às diferenças e às multiformas de se acreditar.

Concluindo a Ordem do Dia, a vereadora Gislene Cardoso – Gi (DEM) teve a confirmação unânime de seu Projeto de Lei n° 163/2019, que “Institui no âmbito do município de Pindamonhangaba, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, a ser comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto, e tem por objetivo inserir esse importante movimento nacional de combate ao preconceito e a discriminação da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, cujas atividades visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional.

Comissão Processante

Foi lida em plenário o pedido de uma Comissão Processante, solicitada pela munícipe Simone Scapucim Ramalho, com base no artigo 17, § 2º inciso II e § 3º, da Lei Orgânica do Município de Pindamonhangaba contra o vereador Antonio Alves da Silva – Toninho da Farmácia, devido a tramitação de um processo administrativo na 3ª Vara Cível de Pindamonhangaba, o qual foi condenado ao pagamento de multa, não justificando a perda do seu mandato. Desta forma, o plenário rejeitou a abertura da Comissão Processante por 6 votos a 4, sendo imediatamente arquivada pelo presidente do Legislativo.

Medalha Percy Lacerda

Em atenção ao Decreto Legislativo nº 04/2019, de autoria do vereador Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR), foi entregue a Medalha Percy Newton de Lacerda César ao radialista Gilsimar Aparecido Arruda da Silva — Gil Arruda, por sua significante atuação na comunicação Pindamonhangabense.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Gil Arruda

Gilsimar Aparecido Arruda da Silva – Gil Arruda, trabalha com comunicação desde 2009, quando começou na rádio 107.1 FM, como operador de áudio e repórter de campo. Em 2013 encerrou sua primeira passagem pela emissora como Narrador Esportivo, função que exercia desde 2011. Em 2016, retornou a rádio para ancorar as jornadas esportivas em rede com a Rádio Bandeirantes de São Paulo, comandada por José Silvério. Em 2017, tornou Programador de Multimídia da emissora, sendo responsável por organizar toda a programação e os spots comerciais que estão no ar. Gil Arruda também faz parte da equipe da Web Rádio Arquibancada Esporte Clube de São José dos Campos, onde é um dos narradores esportivos e voz padrão de vinhetas e comerciais da emissora. Além de firmar uma parceria com a Jornalista Brisa Albuquerque, lançando a sua marca “Gil Arruda productions”, também é aluno da UNITAU, onde faz graduação em Jornalismo e é responsável pela comunicação do “Resenha em Família”, time de futebol amador de Pindamonhangaba e da “Brothers League”, que organiza campeonatos de futebol virtual em duplas no Brasil. Uma das maiores conquistas em sua carreira, ocorreu em 2014, quando esteve entre os 10 finalistas do concurso “Talentos da Narração” do SporTV. De março a novembro de 2015, participou do programa de formação dos novos narradores do canal, visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Ao todo, foram 11.513 inscritos neste projeto inovador da emissora esportiva da Globosat. Isso fez o seu talento aparecer, criando novas oportunidades em sua carreira. De 2009 a 2012, prestou serviços à Flash Comunicação, Marketing e Eventos, detentora do portal ValeFlash. No segundo semestre de 2013, voltou a trabalhar na Flash e ficou lá até o final de 2015, onde prestou serviços para grandes empresas e o extinto site Corrida & Cia. Outra experiência importante em sua carreira foi entre os anos de 2010 e 2014, quando trabalhou como Cinegrafista, Editor de Imagens, Narrador Esportivo e Repórter da TV FUNVIC — Fundação Universitária Vida Cristã.

Próxima Sessão Ordinária

A 32ª Sessão Ordinária de 2019, será realizada no dia 16 de setembro, segunda-feira, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela TV no canal 04 da operadora de TV a cabo NET e pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.

Publicidade