Início Variedades No ‘Maio Amarelo’, CCR NovaDutra realiza ações para conscientizar motoristas por um...

No ‘Maio Amarelo’, CCR NovaDutra realiza ações para conscientizar motoristas por um trânsito mais seguro

(Foto: Adenir Britto/CCR NovaDutra)
Publicidade

Movimento chama atenção para a segurança viária no trânsito

A campanha Maio Amarelo, uma mobilização internacional para a preservação da vida no trânsito, está alinhada com um dos pilares de atuação da CCR NovaDutra e do Instituto CCR, que é o tema Segurança Viária, que visa garantir a segurança dos usuários e promover a redução do número de acidentes na via Dutra.

A escolha pelo mês é motivada pela Década de Ação para Segurança no Trânsito (período de 2011 a 2020), decretada pela ONU em 11 de maio de 2011 e a cor amarela foi eleita, pois simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

Durante o mês de maio, a CCR NovaDutra apoia o movimento e divulgará mensagens de segurança no trânsito, chamando a atenção dos motoristas e usuários da via Dutra. Essas mensagens serão veiculadas na CCRFM 107,5 NovaDutra e nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs).

“Durante o mês de maio, reforçamos ainda mais as nossas ações junto aos usuários e motoristas que trafegam na rodovia. É um mês para conscientizarmos os motoristas por um trânsito mais seguro. Estamos comprometidos com a década da segurança viária e seguindo as diretrizes do Pacto Global da ONU, reforçamos a importância de um comportamento seguro no trânsito. Em nossas ações, são reforçados hábitos e comportamentos simples, como usar cinto de segurança, manter distância segura do veículo à frente e fazer a revisão do veículo antes de pegar a estrada. São orientações importantes que contribuem para a segurança viária”, destaca Virgílio Leocádio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra.

Além disso, a CCR NovaDutra realizará palestras com o tema “Segurança no Trânsito”, voltadas para colaboradores de empresas instaladas às margens da rodovia em São José dos Campos e São Paulo. Na palestra, os participantes recebem dicas e orientações sobre direção defensiva, além de conhecerem os serviços e trabalhos prestados pela concessionária. Os encontros estão agendados para os dias 13, 21 e 22 de maio.

Outra ação será o “Café da Manhã na Passarela”, que será realizado na passarela do km 203,5, em Arujá (SP), no dia 15 de maio, a partir das 6h30. Além da distribuição de panfleto educativo para conscientizar pedestres e ciclistas sobre a importância de utilizarem a passarela para que realizem uma travessia segura. No dia será servido um café da manhã com a distribuição de bolacha, fruta e café para quem passar pela passarela.

Ações educativas

O Programa Caminhos para a Cidadania é um exemplo das campanhas educativas promovidas pela CCR NovaDutra. Realizado desde 2002, o programa levou conceitos de educação para o trânsito, cidadania e meio ambiente a mais de 2 milhões de alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Na via Dutra, mais de 1 milhão de alunos já passaram pelo programa, que tem como objetivo a formação cidadã do futuro motorista.

Neste ano, o programa envolverá, no eixo São Paulo-Rio de Janeiro, mais de 31 mil alunos e 1.127 mil professores beneficiados, nas cidades lindeiras à via Dutra. Outro programa é o Estrada para a Saúde Empresas, no qual são realizados exames para a aferição de pressão arterial, testes de colesterol, glicemia e visão, oferecidos para os caminhoneiros em parceria com empresas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar aos profissionais.

Publicidade