Início Pindamonhangaba Guarda Metropolitana de Pindamonhangaba vai auxiliar na fiscalização da limpeza de terrenos...

Guarda Metropolitana de Pindamonhangaba vai auxiliar na fiscalização da limpeza de terrenos e calçadas

(Foto ilustrativa - divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Os fiscais de posturas da Prefeitura receberão reforço da Guarda Metropolitana na fiscalização da limpeza de calçadas e terrenos particulares. A partir da próxima segunda-feira (11), os guardas municipais irão auxiliar os fiscais no monitoramento de áreas particulares.

Os agentes receberam treinamento da Secretaria de Administração para ajudarem neste trabalho, apontando calçadas particulares que possuam resto de entulho, mato alto tanto no calçamento quanto nas sarjetas, terrenos com falta de limpeza e também com lixo.

O secretário de Administração, Fabrício Augusto Pereira, explica a importância deste reforço. “Neste período de chuvas e calor intenso, ainda mais neste ano que foram acima da média, o número de terrenos com mato alto cresceu muito além dos outros anos. Além disso, muitos proprietários desconhecem que a responsabilidade da limpeza das calçadas e sarjetas é do dono do terreno. E com o efetivo que a Prefeitura possui de fiscais, nesta época, não seria possível notificar todos os proprietários. Por este motivo, este apoio dos guardas será essencial”, destacou.

Os donos de terrenos que não fazem a limpeza regular, como corte de vegetação, retirada de entulhos tanto na área como na calçada e sarjeta podem ser notificados. Caso não efetuem a limpeza em até 7 dias após a notificação poderão ser multados.

Neste primeiro momento, os 29 guardas municipais irão aproveitar a própria rotina de ronda já programada no município para auxiliar os fiscais, com indicação de locais, fotos e apontamentos de terrenos que não estão cumprindo a legislação municipal.

Áreas Públicas

Desde o final de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura criou uma nova organização para os serviços de limpeza de vegetação, roçada e capina nos bairros da cidade, além da retirada de entulho de áreas públicas e podas de árvores. Diversas equipes estão nas ruas realizando o serviço em vários bairros, ao mesmo tempo, para atender a demanda da cidade. Lembrando que nos dias chuvosos, o serviço precisa ser interrompido.

A equipe esteve, na última semana, em locais como: Crispim, região do Lago Azul e Jardim Princesa, Cidade Jardim, Jardim Imperial, Cidade Nova e Estrada Municipal do Socorro. Continuam os trabalhos de recolhimento de entulho no Araretama e a manutenção do lago do Bosque da Princesa.

Publicidade