Uma operação da Polícia Civil desmantelou, nesta terça-feira (29), um esquema criminoso de receptação de fios de cobre furtados em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
Quatro pessoas foram presas — dois homens e duas mulheres — e quatro estabelecimentos comerciais foram interditados pela prefeitura por envolvimento no esquema.
A investigação teve como foco coibir os constantes furtos de cabos elétricos e de telecomunicação, que vinham atingindo residências, empresas e até a concessionária Tamoios.
Ao todo, cerca de 400 kg de fios de cobre foram apreendidos durante a ação, que segue em andamento.
De acordo com a Polícia Civil, os materiais encontrados são suspeitos de terem sido subtraídos de comércios e casas da cidade.
Os detidos foram encaminhados para exames no Instituto Médico Legal (IML) e devem passar por audiência de custódia, que definirá se eles continuarão presos.
A prefeitura, que participou da operação, lacrou os quatro comércios flagrados com irregularidades administrativas e ambientais, além do envolvimento com o material furtado.
As ações contra esse tipo de crime continuarão nos próximos dias.
A polícia busca agora identificar os autores dos furtos constantes, que alimentam o mercado clandestino de cobre — um material de alto valor e alvo constante de criminosos.