Entres os dias 28 e 31 de outubro, Ubatuba participou da 22ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) em Buenos Aires, na Argentina.
A cidade e os demais municípios que formam o Circuito Litoral Norte – Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião – dividiram um estande de 36 metros quadrados, local que também contou com a presença das Associações Comerciais de Ilhabela e de Ubatuba que, além de prestigiarem a feira, ficaram à disposição dos visitantes.
O evento contou com 1500 expositores de 45 países, que estiveram presentes para divulgar seus destinos e pacotes turísticos. Passaram pela feira 102.540 visitantes – sendo 69.955 deles interessados e estudantes de turismo, e 32.585 profissionais da área, em sua maioria, agentes de viagens.
Diante desse público, dezenas de agências visitaram o estande em busca de materiais e informações sobre Litoral Norte de São Paulo, além da imprensa de vários estados da Argentina e demais países da América do Sul.
A Fit foi sediada pelo Centro de Convenções e Eventos La Rural, que conta com uma área de 34.625 metros quadrados.
Oportunidades
Os secretários de Turismo de Ubatuba e de Caraguatatuba, respectivamente Luiz Bischof e Cristian de Oliveira, juntamente com prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, representaram o Circuito.
Bischof agendou uma visita de jornalistas argentinos à cidade, prevista para março de 2018, com o intuito de conhecer o Litoral e a infraestrutura turística. Além disso, acertou com a GOL Linhas Aéreas, também para março, um “Fun Tour” com 12 agências de viagens argentinas, que contará com os voos patrocinados pela empresa, permanecendo três dias em cada cidade do Litoral Norte. A proposta é uma das pautas da próxima reunião do Circuito.
O secretário de Turismo de Ubatuba fez uma avaliação positiva do evento.
“Fortalecemos o Litoral Norte como um único destino e, juntos, representamos com mais dinâmica e força nossa Costa Litorânea. O público argentino é de grande importância para a região, pois há dados apresentados pela Decolar da Argentina apontando que, dos negócios fechados sobre viagens ao exterior, 32% escolhem o Brasil como destino”, destacou Bischof.
O diretor de Turismo de Ubatuba, Marcos Roberto Santos, também esteve presente na feira e participou de palestras sobre tendências, tecnologias e desafios na área de receptivos de navios, além de encontro com diretores da matriz da Decolar em Buenos Aires e palestras sobre os destinos do Litoral Norte de São Paulo.