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Pinda inicia uso de novo sistema para agilizar e facilitar atendimento na saúde

Foto: divulgação
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A Prefeitura de Pindamonhangaba está implantando um novo sistema de saúde, que vai reunir todas as informações do paciente em rede pública, como histórico de vacinas, consultas, exames laboratoriais, medicamentos, procedimentos realizados, doenças pré-existentes, dentre outras.

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A implantação do CELK começou na semana passada nas UPAs do Araretama e Moreira César e nesta semana na Farmácia Central. A ação é realizada em conjunto entre as secretarias de Saúde e de Tecnologia, Inovação e Projetos.

A secretária de Saúde, Silvia Mendes, explicou que o sistema está em implantação e faz parte do conjunto de melhorias para o setor, possibilitando melhoras significativas na qualidade do atendimento aos pacientes. “Quando um paciente chegar a uma unidade de saúde, os atendentes terão acesso ao histórico de consultas dessa pessoa. Da mesma forma, os médicos e enfermeiros terão acesso a prontuário médico, exames realizados nos laboratórios, procedimentos cirúrgicos, histórico de internação, medicamentos que já tomou ou que ainda faz uso. Isso possibilita uma séria de melhorias ao paciente e facilita o atendimento realizado pelo profissional”, disse a secretária.

A enfermeira responsável pela UPA do Araretama, Roberta Faria, disse que “nos primeiros dias de utilização do sistema já pôde perceber uma grande evolução no primeiro atendimento ao paciente. Somos uma porta de urgência e emergência. Assim, grande parte dos nossos atendimentos são destinados para pacientes que chegam com dores ou ferimentos e os impede ou dificulta para se lembrarem de todo seu histórico clínico. Com o sistema, já podemos visualizar o histórico deste paciente e até entender alguns dos motivos que o fizeram chegar a este quadro clínico, qual medicamento ele utiliza, quais não podem ser aplicados devido a quadro de incompatibilidade ou alergia, é um prontuário completo”, resumiu Roberta. Ela também elogiou o uso de display e sistema de som na unidade. “O sistema vem com tvs e áudio. O paciente pode visualizar de forma clara a sala onde ele deve se dirigir, o nome do médico ou médica que vai atender e ouvir o chamado. E tudo é feito pelo nome do paciente e não com letras e números, tornando o atendimento ainda mais humanizado”.

Silvia Mendes destacou ainda que o sistema CELK também ‘puxa’ os dados do Meu SUS Digital e Conect SUS, que são sistemas do Ministério da Saúde, que reúnem dados importantes, como vacinas, por exemplo. “Como o CELK consegue utilizar esses dados disponíveis na plataforma do Ministério da Saúde, conseguimos ter um prontuário ainda mais rico de cada paciente”.

Ela explicou que a próxima fase é implantar o sistema nas unidades de saúde dos bairros, que é a maior fonte de atendimento da saúde pública. “Todas as unidades contarão com o sistema. Cada paciente que der entrada em uma unidade terá os dados gravados, que poderão ser disponibilizados para outros profissionais de saúde de outras unidades. Essa integração entre as informações das unidades de saúde dos bairros, centro de especialidades, laboratório, farmácia, vacinas aplicadas e todo procedimento já realizado na rede de saúde é um ganho enorme para a qualidade dos serviços prestados”.

A previsão é que os funcionários das unidades iniciem treinamento com o sistema a partir do dia 3 de julho e que até dia 17 todas as unidades já estejam com o sistema em operação. Além disso, em breve será disponibilizado um aplicativo para que a população também tenha acesso a todas as suas informações. “Acreditamos que em poucos dias nossos servidores vão se habituar com a plataforma, com a alimentação do sistema, período de mudanças em que pode haver uma leve dificuldade de inserção de dados. Após um período de adaptação teremos uma ampla rede de dados com histórico de cada paciente”, resumiu Silvia.

O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, ressaltou a estratégia de ter uma Prefeitura integrada, otimizando processos e dados para reduzir custos, trazendo celeridade aos serviços prestados. “Disponibilizaremos um aplicativo para acompanhamento e agendamento de consultas, onde o munícipe poderá ter tudo da saúde dele na palma da mão”.

O prefeito Dr. Isael Domingues garantiu que “se trata de um grande avanço em saúde pública. Somos uma Cidade Inteligente e tecnológica porque fazemos valer a conquista desse selo. A utilização do novo sistema é um passo imenso para melhorar as condições de atendimento em todas as portas da saúde pública, atenção básica, entrega de medicamento, atendimento com especialistas, urgências e emergências, marcação e resultado de exames, cirurgias e vacinas. Além de termos tudo informatizado e mais ágil facilitando e garantindo mais precisão no atendimento, ainda vamos gerar economia de recursos com a redução da utilização de papel”.

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