O Teatro Marcelo Denny, no Jardim São Dimas, em São José dos Campos, receberá em abril, de 5 a 22, a 11ª Mostra Teatro da Rua Eliza. A programação inclui cardápio artístico variado, com teatro, música, artes visuais, lançamento de livro e atividades formativas, tudo gratuito, para o público em geral.
A realização é da Cia. Do Trailler, mantenedora do local, novamente contemplada pelo Programa Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A 11ª Mostra Teatro da Rua Eliza será aberta com o espetáculo convidado “WWW para Freedom” do Barracão Teatro, de Campinas, às 21h, da próxima sexta-feira, dia 5. Segundo sinopse, o título da peça de palhaçaria é um código de operação militar. Durante a ação, um soldado entra em conflito e faz uma operação, não militar, mas em nome da liberdade na qual acredita. “Seria preciso a guerra para estar em paz?”, questiona.
Já a partir das 16h de sábado, 6, o Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, apresenta “Miragens na Caixa”. A trupe que completa 20 anos em 2024 propõe uma experiência visual e sonora com seu teatro de miniaturas (lambe-lambe). O espetáculo tem início com um cortejo de “tropeiras e tropeiros” que chegam num acampamento cênico com caixas misteriosas e convidam o público para espiar seu conteúdo. A partir desses espaços secretos, serão apresentadas as histórias, “Mãe D’água”, “História de Pescador”, “A Procissão das Almas” e “Viagem a Marte”. Cada caixa comporta até dois espectadores por vez.
Fechando o sábado, a Klaus Empreendimentos Artísticos, de São José dos Campos, apresenta o “Show de Variedades Ilícitas”, às 21h. O palhaço Klaus e seus parceiros de estrada, a irmã Gorete e o Medusa se reencontram para apresentar “um show irreverente com humor sarcástico, mágicas ilícitas e música quase autoral”, antecipa a sinopse da peça.
Domingo no teatro
A partir das 10h de domingo, tem teatro infantil com o grupo Caixa de Histórias, de São José dos Campos, que apresenta “A fabulosa viagem de Duda e Lola em busca da irmã perdida ou… Cadê Kika?”, com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nessa aventura, Duda e Lula terão que cumprir tarefas e encontrar personagens fantásticos, como o maior medroso do mundo e uma fofoqueira que sabe tudo, sempre guiadas pela intuição e imaginação.
Às 18h, será aberta a exposição “Lambes – Escuta-me, tenho algo a dizer”, da artista visual e pesquisadora Renata Freitas, que ficará no saguão do Teatro Marcelo Denny ao longo de toda a mostra. Sua pesquisa busca estabelecer uma conversa sobre a complexidade feminina e a contemporaneidade. A curadoria é de Pitiu Bomfin.
Às 20h, o Coletivo Inominável, de São Paulo, apresenta o teatro documentário “Inhaí? Coisa de Viado”. O elenco busca novas formas de contar suas narrativas celebrando com a plateia a experiência de estarmos vivos. “Inhaí? Coisa de Viado” foi concebida a partir de estudos científicos, dados históricos, relatos pessoais e análise de fenômenos culturais, convidando o público a refletir sobre homofobia, entre outros temas.
Lançamento
Já na quarta-feira, dia 10, às 19h30, a escritora Adélia Nicolete fará o lançamento do seu livro “Manto da Transição”, também contemplado pelo ProAC, na categoria Cidadania e Cultura LGBTQIPNA+.
Atividades formativas
A partir desta quarta-feira, 3, estarão abertas a partir do perfil @teatromarcelodenny a oficina “Práticas pedagógicas para ensino da cena contemporânea”, com o diretor e pesquisador teatral Marcelo Soler. A atividade será das 9h às 13h, dos dias 13 e 14/04. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.
Serviço
O Espaço Marcelo Denny fica na rua Eliza Costa Santos, 154, Jardim São Dimas. Mais informações: (12)98842-7447 ou teatromarcelodenny.com.br. Siga o Teatro Marcelo Denny e a Cia do Trailler no Insta e fique por dentro da programação da 11ª Mostra Teatro da Rua Eliza: @teatromarcelodenny e @ciadotrailler. OBS: programação sujeita a alterações.