Agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba) receberam informações via CSI (Centro de Segurança Integrada) de que havia um homem procurado pela Justiça na região do Mercado Municipal dia 5 de fevereiro. As câmeras de inteligência do CSI fizerem o reconhecimento facial do homem.
Agentes que estavam em patrulhamento na região central foram até o local e realizaram a abordagem ao suspeito. O homem estava sem documentos, mas confessou que era procurado por não retornar ao presídio após saída temporária.
Os agentes conduziram o individuo até a delegacia, onde foi constatado via Sistema Analítico da Polícia Civil do Estado que se tratava de um interno que não regressou ao presídio após saída temporária. Contra o homem havia duas condenações ligadas ao tráfico.
Ainda na pesquisa foi constatada uma condenação a sete anos de prisão em regime fechado e uma de 22 anos e 10 meses também em regime fechado, por atos praticados nas cidades de Roseira e Araçatuba.
O secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba, Fabrício Pereira, elogiou a ação dos agentes do CSI e da equipe de patrulhamento, “que agiram com prontidão para realizar a abordagem e conduzirem o procurado pela Justiça até a Delegacia”.
O secretário ressaltou que Pindamonhangaba possui mais de 1.400 câmeras atuando simultaneamente e que fazem o monitoramento de toda a cidade.
“Nossos agentes fazem o monitoramento das câmeras, as quais grande parte é contemplada com software de inteligência, que faz reconhecimento facial e análise de comportamento. Assim, sempre que alguma atitude suspeita é identificada ou existe o reconhecimento facial, a base do CSI aciona os membros da GCM que estão em patrulhamento para realizar a abordagem. Com isso garantimos uma cidade mais segura para a população”, explicou Fabrício Pereira.