Início Pindamonhangaba Primeira festa literária de Pinda acontece nesse final de semana

Primeira festa literária de Pinda acontece nesse final de semana

Pindamonhangaba se prepara para receber um evento literário inédito neste final de semana, nos dias 21 e 22 de outubro. A 1ª Festa Literária da cidade, FLIPINDA, acontecerá na Praça Sete de Setembro, no Armazém da Lagoa, e será um marco na promoção da literatura e cultura locais.

Publicidade

O evento, que será gratuito, está sendo organizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) e apoiado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Ele terá uma programação repleta de atividades diversificadas.

Nesta primeira edição, a FLIPINDA presta homenagem à escritora Ruth Guimarães, uma das figuras literárias mais notáveis da região do Vale do Paraíba. Também serão homenageados a escritora Hilda César Marcondes da Silva, cofundadora da APL e sua presidente por três décadas e o Dr. Francisco Piorino Filho, historiador e cofundador da Academia, que é atualmente seu Presidente de Honra.

A FLIPINDA tem como principal objetivo propagar a produção literária, incentivando a leitura e valorizando a cultura regional. Para alcançar esse propósito, o evento contará com mesas de debates, palestras, lançamentos de livros, saraus de poesia, atividades lúdicas e musicais. A programação infantil também será um destaque, incluindo sessões de contação de histórias.

No sábado (21) a programação começará com um cortejo, às 9h, que partirá do Palacete 10 de Julho e irá até a praça Sete de Setembro, onde acontecerão as outras ações do evento. Na abertura da Festa o grupo solidário “Mães à Obra” sob a coordenação da professora Vânya Dulce D’Arace Maciel, filha do Vereador Rômulo Campos D’Arace, que dá nome a Biblioteca Municipal do centro de Pinda, estará recepcionando os convidados com um brinde de boas-vindas.

“Estar Presidente da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras – é extremamente gratificante, pois, através dos acadêmicos, consegue-se levar à nossa população um pouco do saber que frutifica e preenche de conhecimento um espaço tão ávido, nossas mentes”, afirmou a Presidente da APL, Ana Maria Corrêa Guimarães Iadeluca.

“A FLIPINDA será um espaço de encontro e troca de ideias entre autores, artistas e leitores. O evento promoverá a discussão sobre a literatura e a cultura, além de estimular a reflexão sobre temas importantes da sociedade”, afirmou o secretário de Turismo e Cultura, Alcemir Palma.

Confira a programação:

21/10 – Sábado
9h – Cortejo de abertura
10h – Abertura – Ciranda de Poesia e Lançamento dos Editais da Lei Paulo Gustavo
11h – Mesa 1 – A literatura de Ruth Guimarães: uma voz de muitas vozes
14h – Mesa 2 – A literatura Infantojuvenil: portal para os desafios do crescer
15h – Mesa 3 – Em defesa do Meio Ambiente, a literatura!
16h – Mesa 4 – Literatura e Memória: o valor documental da escrita
17h – Nos Bastidores da dramaturgia, a literatura!

22/10 – Domingo
9h – Mesa 5 – Em cena: História e historiografia de Pindamonhangaba
10h – Monólogo: A voz de Ruth Guimarães
10h30 – Mesa de encerramento: A Música e a poesia que mora em nós…
11h30 – Sarau de Encerramento

Publicidade