Você está seguro na internet? Existem muitos golpes por aí e, se você não estiver atento, poderá cair facilmente em uma dessas armadilhas. A internet pode ser segura, mas é preciso tomar algumas precauções.
A segurança na internet é uma preocupação cada vez mais presente em nosso dia a dia. Com o crescente uso da tecnologia, ficamos expostos a riscos de invasões de privacidade, vírus e outros perigos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para navegar com segurança. Aqui estão algumas dicas:
1 – Utilize um Software de Antivírus
A principal estratégia para não se envolver em golpes na internet é fazer uso de um software antivírus. O antivírus pode não ser capaz de proteger totalmente o seu computador, mas ele pode reduzir o risco. Existem diversos programas antivírus disponíveis para download, gratuitos ou pagos; escolha um adequado às suas necessidades.
2 – Use uma Rede Wi-Fi Segura
Se você estiver usando a internet em um local público, sempre opte por usar redes Wi-Fi protegidas por senha. Mesmo que a rede não tenha senha, tome cuidado, pois pode ser uma cilada de um hacker. O ideal, neste caso, é utilizar a rede móvel do seu celular e evitar o compartilhamento de dados.
3 – Não clique em Links Suspeitos
Seja muito cuidadoso ao abrir links ou clicar em anúncios online. Muitas vezes, esses anúncios contêm links maliciosos que podem infectar seu computador. Exclua qualquer e-mail que você desconfie ser suspeito.
4 – Nunca forneça informações pessoais a sites desconhecidos
Muitas vezes, você recebe ligações de pessoas se passando por profissionais de banco ou grandes empresas, oferecendo falsos benefícios ou recompensas se você confirmar alguns dados cadastrais. Acontece que a maioria das empresas sérias não fazem esse tipo de contato. Então, fique atento porque isso é um indício de golpe.
5 – Escolha senhas fortes e difíceis de serem adivinhadas
Hoje em dia, nossa vida está toda dentro de um celular. Então, a melhor maneira de proteger as suas informações, é criando senhas fortes para aplicativos e websites que você usa. Os golpistas estão, a todo momento, criando novos mecanismos de decifrar senhas fáceis que estejam relacionadas às informações pessoais das pessoas.
6 – Faça backups regulares dos seus arquivos
Criar o hábito de fazer backups de segurança frequentemente no computador é uma maneira de preservar as suas informações e arquivos, sejam eles pessoais ou de trabalho, pois é comum a perda de documentos sempre que uma invasão acontece.
7 – Se informe com uma assistência jurídica
Se você ainda tem dúvidas de como ter mais segurança na internet ou está sofrendo com este tipo de problema, procure a ajuda de um advogado através de uma assistência jurídica. Este profissional poderá lhe instruir com a melhor maneira de proceder para tentar reaver as suas contas de redes sociais, por exemplo, ou intermediar um problema com o banco, se você foi lesado.
De maneira geral, a internet pode ser tanto um paraíso quanto um inferno, dependendo de como a usamos. Se tivermos cuidado e atenção, certamente não teremos problemas. Porém, com um deslize, todas as suas senhas podem ficar expostas na mão de golpistas. Certifique-se de seguir as dicas listadas acima e procure sempre se atualizar sobre as últimas tecnologias relacionadas à segurança de dados, principalmente se você trabalha com a internet. Como mencionamos, usar um aplicativo antivírus, uma rede Wi-Fi segura e não abrir links suspeitos já são dicas valiosas para se proteger. Siga essas dicas para não cair em golpes na internet e desfrutar da internet com mais segurança. Afinal, só quem já passou por este tipo de problema sabe o quanto é assustador ter as suas informações compartilhadas na mão de bandidos.