Professores de escolas públicas instruíram alunos para criarem ilustrações sobre Alimentação Saudável
O Projeto Cores do Amanhã é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de São José dos Campos (SP), professores da rede estadual de ensino participaram, em maio, de uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. Através de votação popular, que acontece online entre os dias 20 e 23 de junho, duas escolas terão seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos.
Unindo arte, educação e responsabilidade social, os professores estiveram presentes na primeira etapa do projeto “Cores do Amanhã”, que aconteceu no município no dia 24 de maio. Com o tema “Alimentação Saudável”, eles participaram de uma oficina que abordou assuntos como escolha dos alimentos e preparação, etapas do sistema alimentar e prática de atividades físicas regulares. O projeto envolveu 17 escolas da cidade, e contou com a participação de 1.890 alunos e 33 professores, resultando em um total de 133 desenhos inscritos.
Na próxima etapa, as melhores ilustrações passam por uma votação popular, aberta aos professores, alunos, familiares e à comunidade, através do site www.projetocoresdoamanha.com.br/. As votações acontecem a partir das 10h do dia 20 de junho, e vão até às 15h do dia 23 de junho. Duas escolas de cada cidade ganham o Dia do Grafite, e irão receber um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite, para depois terem seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos. Os vencedores serão anunciados no site e nas redes sociais. Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.
A oficina de Alimentação Saudável trouxe aos professores informações para tratar do tema além da preocupação com valores nutricionais, incluindo valores sociais, afetivos e sensoriais, e considerando as diferentes fases da vida e etapas do sistema alimentar. Entendendo tópicos como as funções de cada nutriente no organismo e em quais alimentos estão presentes, consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), obesidade em crianças e adolescentes, e mitos e verdades sobre a alimentação, os professores puderam transmitir o conhecimento aos alunos, contribuindo para o crescimento de uma geração mais consciente.
“Nosso desejo é que o tema inspire a reflexão dos alunos sobre a importância de se alimentar bem e praticar atividades físicas com regularidade, e os professores os incentivem a criar ilustrações que promovam o autocuidado para toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.
O projeto Cores do Amanhã em São José dos Campos tem o patrocínio da Bayer, parceria com a Diretoria de Ensino Região São José dos Campos, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Alice Rocha, Especialista de Comunicação e Engajamento Comunitário para a divisão agrícola da Bayer, ressalta a importância de aliar alimentação saudável ao projeto artístico. “Estamos muito felizes em patrocinar esta iniciativa que une arte e alimentação saudável. Acreditamos que a arte possa inspirar e motivar mudanças positivas em nossos hábitos alimentares. Esperamos que esse projeto ajude a conscientizar e educar as pessoas sobre a importância de escolher alimentos saudáveis e nutritivos para uma vida mais equilibrada”, conclui.
Serviço – Votação Popular “Cores do Amanhã”
São José dos Campos – SP
Data: Início às 10h do dia 20 de junho / Encerramento às 15h do dia 23 de junho
Através do site www.projetocoresdoamanha.com.br/