A iniciativa “Salve até 3 vidas” acontece de 12 a 16 de junho simultaneamente nas cidades de São José dos Campos, São Paulo e Campinas, sensibilizando comunidade escolar e colaboradores para a doação de sangue
Doar sangue é uma atitude de solidariedade e que pode salvar vidas. No Brasil, a cada mil pessoas, apenas 14 são doadoras regulares – um número abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Na semana marcada pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a campanha “Salve até 3 vidas”, promovida pelo Poliedro Educação em parceria firmada com o Banco de Sangue de São José dos Campos, busca incentivar a doação para toda a sua comunidade escolar e colaboradores. A ação acontece entre os dias 12 e 16 de junho.
Pelo terceiro ano consecutivo, colaboradores, estudantes maiores de 16 anos, pais e responsáveis serão convidados a se voluntariar para o ato de solidariedade em bancos de sangue das três cidades onde estão situadas as Unidades Escolares do Poliedro. Além de São José dos Campos, Campinas e São Paulo participarão da campanha. Mais do que conscientizar, o objetivo também é garantir novas doações neste período do ano, que é marcado por uma redução no voluntariado.
“A iniciativa do Poliedro Educação é importante à medida que reforça o contingente de doadores de sangue no período de outono e inverno, quando registramos queda no comparecimento de doadores. A doação de sangue fortalece os laços sociais e o espírito de solidariedade de uma comunidade. Quanto mais cidadãos conscientes, que assumem para si a responsabilidade de salvar vidas, maior o ganho para toda a sociedade. Parabéns pela iniciativa!”, afirma Paulo Pontes, responsável pelo setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue de São José dos Campos.
Tânia Dias, diretora de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade do Poliedro Educação, destaca que a campanha “Salve Até 3 Vidas” é parte dos esforços contínuos do Poliedro em incentivar ações em prol da sociedade. “Essa iniciativa é um pilar fundamental da responsabilidade corporativa da instituição, além de oferecer suporte aos hemocentros para este gesto simples, mas com um impacto imenso e transformador”, afirma.
Além do mês de celebração do Dia Internacional do Doador de Sangue, a campanha de incentivo à doação também acontece em novembro e contempla o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro). Essa iniciativa integra várias outras que possuem conexão com o tema voluntariado no Poliedro Educação, além de ter uma relação com os objetivos pautados pela agenda global estabelecida pela ONU.
Saiba como doar
Para se tornar um doador, é necessário ter entre 16 a 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter ocorrido antes dos 60 anos, e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais ou apresentar formulário de autorização assinado, peso mínimo de 50 kg, estar em uma boa condição de saúde, não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, o voluntário poderá doar 7 dias após ter tomado a vacina da Covid, 2 dias após a vacina da gripe e 10 dias após ter se curado da Covid.
É importante destacar que a doação de sangue é um processo seguro e simples. Para participar da campanha, os interessados deverão comparecer ao Banco de Sangue de São José dos Campos, Hemocentro UNICAMP e Banco de Sangue Paulista, na capital paulista.
SERVIÇO:
Quando, em qual horário e qual localidade?
São José dos Campos
Datas: 12 a 16 de junho
Dias/Horários: segunda a sexta, 7h às 12h30
Sábado e Domingo não há expediente
Quem?
Colaboradores, Comunidade Escolar, incluindo pais e responsáveis todos acima de 16 anos (e +50kg)
Endereço:
Banco de Sangue de São José dos Campos
Rua Antônio Saes, 425 – Centro, São José dos Campos – SP
Sobre o Poliedro Educação
O Poliedro Educação é um ecossistema voltado à educação com 30 anos de atividades e composto por três unidades de negócios: Sistema de Ensino, Colégio e Curso. Com o objetivo de criar valor para a educação em nosso País, alia inovação e excelência pedagógica para oferecer as melhores soluções e metodologias que apoiam a formação de mais de 220 mil estudantes das mais de 700 Escolas Associadas em todo o Brasil.